domingo, 31 de agosto de 2008

Ácido úrico elevado e Gota não combinam com cerveja




Todo cuidado é pouco, quem tem Gota não deve beber ! o ácido úrico é um produto final do metabolismo normal do organismo, estando elevado em várias situações clínicas. Em 20% dos casos ocorre o desenvolvimento da doença conhecida como gota, por um depósito de cristais de monourato de sódio nas articulações. É importante salientar que apenas 20% dos pacientes que apresentam ácido úrico elevado, a hiperuricemia, são portadores de gota.

Agora se você que possui o ácido úrico elevado, com aparecimento da gota ou não, e que goste de tomar cerveja, esteja atento, bebidas alcoólicas, principalmente a cerveja causa um forte agravamento desta enfermidade. De preferência ao vinho.

O ácido úrico se deposita nas articulações e poderá destruir os tecidos deste local, além disso, pesquisas realizadas no Incor apontam que pessoas com ácido úrico aumentado apresentam até cinco vezes mais chances de calcificação das artérias do coração, conseqüentemente maior probabilidade de infarto.

O valor normal de ácido úrico no sangue circulante é de 2,4 a 6,0 mg/dl para mulheres e 3,4 a 7,0 mg/dl para homens, o excesso, por problemas na excreção ou alta produção, tende a cristalizar, formando depósitos e causando intensa inflamação. A doença gota apresenta características hereditárias, é muito mais comum em homens que em mulheres.

Níveis aumentados de ácido úrico também são encontrados na insuficiência renal, alcoolismo, pre-eclâmpsia, cetoacidose diabética, neoplasias, pós- quimioterapia e radioterapia, uso de medicamentos como paracetamol, diuréticos e ampicilina.

Nível baixo de ácido úrico é encontrado na dieta pobre em purinas, uso de corticóides, defeitos renais, uso de tetraciclina, alopurinol, metildopa, verapamil e outros medicamentos.

Para fazer o exame de sangue e detectar o nível de ácido úrico é necessário ficar em jejum por 8 horas e dirigir-se ao laboratório para proceder a coleta de sangue.

Produtos que devem ser evitados em casos de hiperuricemia:
Peixes e frutos do mar: sardinha, salmão, bacalhau, truta, marisco, camarão. Carnes: cabrito, vitela, bacon carneiro. Aves: peru, por exemplo. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, como já comentei.

Se você realizou um exame de sangue no laboratório do posto de saúde ou no serviço particular e não está conseguindo entender o resultado, alguns laboratórios usam uma terminologia um pouco diferenciada, pode fazer sua pergunta nos comentários logo abaixo. Talvez o resultado do seu teste de sangue, tenha dado valores alterados, para identificar melhor, procure não confundir o resultado com o valor de referência que é o limite mínimo e máximo aceitável como sendo normal, fora destes valores o resultado estará alterado e deverá providenciar consulta médica para que seja avaliado e medicado.

3 comentários:

  1. estou tomando o ziloric ha 2 meses e não param as crises de gota....

    ResponderExcluir
  2. Ola , meu medico receita Cochicina 0,5mg nas crises (de 6 pilulas/dia) e não o Alopurinol.O Alopurinol, segundo ele, é para o periodo fora de crise, como se fosse uma manutenção.
    Espero ter ajudado.Melhoras.

    ResponderExcluir
  3. Vai escrever mal assim lá embaixo, hein camarada? PQP

    ResponderExcluir