domingo, 19 de outubro de 2008

O que devo fazer em caso de Crise Aguda de Gota ?

Nunca iniciar alopurinol na crise! Se já está usando, manter na mesma dose.

Colchicina 0,5 ou 1mg de hora em hora até a crise aliviar era o tratamento ideal até que surgissem novos antiinflamatórios não-esteróides (AINES) potentes e com menos para-efeitos, principalmente quando usados por prazo curto.

O esquema da colchicina foi abandonado devido à intensa diarréia que provoca, devendo ser usado somente nos raríssimos pacientes que têm contra-indicação absoluta a qualquer AINE, mesmo os recentes que são muito seguros.

A melhor combinação de medicamentos é colchicina via oral 3 a 4 vezes ao dia e um AINE intramuscular ou endovenoso. Quando a dor diminuir, passar para via oral. A associação de analgésicos potentes é útil, se ainda persiste dor.

O esvaziamento de uma articulação repleta de líquido inflamatório por punção com agulha produz grande alívio. Injeção intra-articular de corticóide está indicada quando há contra-indicação aos esquemas clássicos.

Colchicina inibe a chegada de leucócitos aonde estão os cristais. Não diminue o ácido úrico. Isto se consegue com dieta e alopurinol (Zyloric).

Somente iniciar alopurinol após desaparecimento da inflamação. O modo de introdução deve ser lento. Usar 100 mg por dia 10 a 20 dias e depois 200 mg por dia. Em 4 a 6 semanas, dosar novamente o ácido úrico. Se estiver acima de 6mg% é melhor passar para 300 mg de alopurinol.

81 comentários:

  1. CARAMBA ESSA DOR É FORTE MESMO, FICA VERMELHO O LOCAL E INCHADO, ATACA INCLUSIV O SISTEMA NERVOSO DA PESSOA.

    ResponderExcluir
  2. tenho gota a 8 anos so agora percebi que e mais serio do que eu pensava os ataques sao bem mais fortes demora mais tempo pra que os remedios faz efeito so sei que vou faser o regime certo nao comer nada que faça mal regime atividade fisica e alimentaçao tenho certeza que for melhorar muinto faça voces tambem como e duro nao poder andar

    ResponderExcluir
  3. so com a dor a gente aprende como dar valor a uma boa alimentaçao atividades fisicas baixar o peso viver com essa dor e barra poe dor nisso

    ResponderExcluir
  4. Nossa como a dor e insurpotavel , sei que vai passar mais quando, to tomando um monte de antinflamatorio e nada, tenho que ir ao medico, mais nao da pra pisar, tenho ate vontade de ser o saci...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu to morrendo de dor, mas a do saci me fez rir muito.É minha terceira crise, mas dói muito...

      Excluir
    2. Minha primeira crise, é horrível a dor!Interessante que a dor entrou na articulação do tornozelo aonde há alguns anos atrás tive uma torção jogando futebol de salão, a dor é a mesma de uma forte torção!

      Excluir
    3. Ricardo e Fabrício, aproveitem que estão na primeira crise e procurem este tratamento, foi o que me CUROU.
      (27) 3261 0117 - Dr. Genésio, ele é do Espírito Santo.
      Fiz o tratamento com ele, demorado, mas eficaz logo na primeira etapa.
      Como tudo e bebo minha cerveja tranquilo.
      Só faço ergométrica de exercícios.
      Sou de Imperatriz do Maranhão
      Abraço e melhores;

      Excluir
    4. Ah se eu estivesse no Brasil, com certeza procuraria esse médico, pois estou na minha terceira crise, so que desta vez veio nos dois pés ao mesmo tempo, ou seja, nao consigo pisar. Tenho que ir ao banheiro ou a cozinha rastejando. Eh a pior dor que ja tive. Nem a crise renal me fez sofrer tanto quanto essa.
      Fabrício Feijó

      Excluir
  5. estou tomando conchicina, tenho uma cx em casa, mas não passou ainda, apenas fiquei com dor e diarréia brava, como doi....

    marcelo do carmo zago
    araras-sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em mineiros no estado de goias tem uma farmacia de manipular remedios para açido urico qui e muito bom mesmo fico ate 6 meses se ter a crise sem regime nenhum e otimo

      Excluir
    2. manda o contato se possivel,,,da farmácia !!!!!!!!!

      Excluir
  6. chega de bacalhau e camarão no final do ano, frutos do mar são a treva, meu joelho parece uma melancia, uma dor do cão....essa crise está demorando para passar, comecei 2010 literalmente com o pé esquerdo (o direito não dá para por no chão)...ai que dor.....

    ResponderExcluir
  7. Temos que cuidar companheiros. Tenho crises a mais de 05 (cinco) anos. Em 2010 consultei com um REUMATOLISTA e foi muito bom. Me deu muitas orientações. Controle de alimentações (evitar tudo que tem muita proteina), principalmente: CARNE VERMELHA (CARNE SUCULENTA E GORDUROSA - NEM PENSAR), FRANGO (UM PEDAÇO S/ PELE - GRELHADO), MIÚDOS DE FRANGO / GADO-VACA/BOI (MOELA, CORAÇÃO, FÍGADO - PROIBIDOS - VENENOS), LEITE E DERIVADOS DE LEITE (QUEIJO, REQUEIJÃO), PEIXE TAMBÉM TEM MUITA PROTEÍNA - NÃO É BOM, FRUTOS DO MAR (CARANQUEIJO, MARISCOS, CAMARÃO - TAMBÉM NÃO PODE), BEBIDAS ALCÓLICAS EM GERAL (TODAS - CERVEJA, VINHO, CACHAÇA, VODKAS - TAMBÉM NÃO PODE), GRÃOS COMO FEIJÃO E SOJA - TEM QUE SER EVITADOS), ARROZ TAMBÉM TEM QUE SER POUCO.
    -EM RESUMO: QUEM TEM PROBLEMAS COM ÁCIDO ÚRICO "GOTA", A ALIMENTAÇÃO É MAIS COM VERDURAS, FOLHAS E FRUTAS SEM EXCESSOS, EXERCÍCIOS FÍSICOS (CONTROLE DE PESO) E MUITO LÍQUIDO (BASTANTE ÁGUA) APROXIMADAMENTE 03 LITROS POR DIA.
    -ATUALMENTE TOMO UM MEDICAMENTO QUE CHAMA "NARCARICINA" - 01 COMP. AO DIA P/ MANHÃ DEPOIS DO CAFÉ (RECEITADO P/ MÉDICO REUMATOLOGISTA).
    -NA MINHA CONSULTA COM O REUMATOLISTA, PEDIU EXAMES DE SANGUE E URINA, DISSE QUE ERA P/ IDENTIFICAR SE O MEU PROBLEMA ESTAVA NA "ELIMINAÇÃO" OU NA "PRODUÇÃO" DO ÁCIDO ÚRICO E QUE HAVIA "NO MUNDO", SOMENTE 2 (DOIS) MEDICAMENTOS P/ CONTROLE DO ÁCIDO ÚRICO (NÃO EXISTE CURA - PODE FAZER TRATAMENTO COM DURAÇÃO APROXIMADA DE 02 (DOIS) ANOS P/ ESTABILIZAR A SITUAÇÃO. PARA OS CASOS DE PROBLEMAS NA "ELIMINAÇÃO" O MEDICAMENTO ERA "NASCARICINA" E P/ CASOS DE "PRODUÇÃO" "ALOUPURINOL/ZIROLIC". TOMEI POR ALGUNS ANOS "ALOUPURINOL" RECEITADO POR OUTROS MÉDICOS, MAS, NÃO ERA O MEDICAMENTO CERTO P/ O MEU CASO.
    -O MÉDICO REUMATOLOGISTA VERIFICOU QUE EU TINHA ALGUMAS MANCHAS BRANCAS NA "ORELHA DIREITA" COMO SE FOSSE SINAS DE UMAS "BERRUGUINHAS" INICIANDO - TAMBÉM É UM SINAL DA DOENÇA - MUITO CUIDADO.
    -ATUALMENTE NÃO ESTOU COMENDO CARNE VERMELHA, PEIXES E FEIJÃO, ESTOU TOMANDO 01 COMPRIMIDO DE "NARCARICINA" POR DIA APÓS O CAFÉ DA MANHÃ, FAÇO CAMINHADA P/ MANTER O PESO, COMO ALGUMA FRUTA A CADA 03 (TRES) HORAS - É MUITO IMPORTANTE, COMO MAIS VERDURAS E FOLHAS, TEM AJUDADO BASTANTE E SEI QUE VOU MELHORAR E CONTROLAR ESSA DOENÇA - QUE É MUITO GRAVE, MAS, MUITAS PESSOAS NÃO LEVAM A SÉRIO. QUEM TEM GOTA SABE, AS DORES SÃO TERRÍVEIS (TEMOS QUE CUIDAR).
    -ALGUNS REMÉDIOS CASEIROS PODEM AJUDAR BASTANTE, COMO CHAPÉU DE COURO, VASSOURINHA (FOLHAS P/ FAZER CHÁS), ETC, ENCONTRADOS MAIS NO INTERIOR NOS MERCADOS, MAS TAMBÉM TEM EM CAPITAIS.
    -ESSE É UM COMENTÁRIO E UM DEPOIMENTO PESSOAL, ESPERO TER AJUDADO E COLABORADO, CUIDEM-SE TODOS, BOA SORTE, QUE DEUS ABENÇÕE E ILUMINE A TODOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabens pelo seu depoimento, que me ajudou a discutir com o endocrinologista que busquei tratamento.

      Excluir
    2. Ola eu tenho estas crises de Acido e não consigo controlar este seu depoimento vai me ajudar muiuto. Parabens amigo per esta informação importante para nos

      Excluir
    3. Nivaldo Pereira de Freitas9 de maio de 2012 05:27

      Tenho esse problema a 20 anos e a uma semana tomei conhecimento desse med. NARCARICINA 100 mg. o problema é que eu moro em Natal - RN e não consigo comprar esse medicamento, liguei para o laboratório Evolabis em S. Paulo e me informaram que a sua fabricação está suspensa, aí eu pergunto onde vc compra? Gostaria que vc me ajudasse nesse sentido, como e onde comprar,internet etc.

      Excluir
    4. Como doi!!Estou em cima da cama sem poder colocar o pe no chão!!!Terceira crise que tenho o medico receitou NARCARICINA depois do café da manha!!!

      Excluir
    5. Anônimo porquê?Meu querido tudo que você disse aqui é a mais pura verdade.Você tem toda razão,vou seguir os teus conselhos.Seu comentário foi extraordinário para mim.Estou sofrendo o"diabo"com muita dor nos joelhos e no cotovelo.Muito obrigado por ter sido benção na minha vida.Deus te abençoe.

      Excluir
    6. obrigado pela diaca. foste bastante realista, eu tbm tenho este problemas se tudo mundo fizer como tu, haverá sim controlo da doença

      Excluir
  8. Oi Eu ja nao sei o que fazer os medicos mim passa um monre de ixames e depois manda eu fazer dieta e eu continuo com a dor, tenho acido urico a mais de 10 anos e nunca consigo um remedio pra aliviar as minhas dores,peso 140 kg nao consigo fazer regime, tem como vcs mim ajudarem..

    obrigado..

    osvar - rj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigaço eu tenho gota a 20 anos, para eliminar o processo inflamatório, eu faço auto hemoterapia a cada 7 dias, é fatal, se não tiveres em processo de crise ela previne a gota. Pesquiza na internet o é auto hemoterapia, só não pergunta para algum médico porque eles a odeiam. Além de prevenir muitos outros problemas, cancer, problemas cardiacos, gripes resfriados, tendinites etc.
      PESQUISE E NÃO TENHA MEDO, FAÇO-A A + DE 5 ANOS, UM ENFERMEIRO DE CONFIANÇA RETIRA 5ML DE SANGUE DE UMA VEIA E INJETA NO MUSCÚLO, SE O ENFERMEIRO FOR PROFISSSIONAL NÃO TEM CONTRA INDICAÇÃO. OS MÉDICOS VÃO DIZER QUE PODE DAR UM ABCESSO, CONTAMINAÇÃO ETC. É TUDO BOBAGEM, LEMBRE-SE SÓ O ENFERMEIRO QUE FOR FAZER O PROCEDIMENTO TEM QUE SER DE SUA CONFIANÇA E PROFISSIONAL. HÁ E CLARO COM U,MA SERINGA NOVA DESCARTÁVEL.

      Excluir
  9. Agora são tres e dez da madrugada, estou com uma crise violenta e não posso pisar no chão, não tenho nenhum remédio, vou esperar amanhecer e pedir para alguém ir na farmácia, depois vou ao médico. Acho que não fomos fabricados para sentir dor, como é ruim não estar bem. Votos solidários para todos os que sofrem.

    Tomás

    ResponderExcluir
  10. Meu filho de 14 anos tem apresentado todos estes sintomas, temos consulta marcada p/ ele hoje a tarde.. alguem já ouviu favar de crise de gota nesta idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais raro, mas existem casos sim.

      Excluir
  11. Raramente com essa idade vai ser gota, Deus ajude que não seja. TENHO GOTA A 12 ANOS E JA FIZ DE TUDO, NAS CRISES AGUDAS TOMO UMA INJEÇÃO DIPROSPAN E COLCHICINA, JA TRATEI COM ALUPORINOL E NÃO FUI FELIZ, TODA A VEZ QUE TENTO ENTRO EM CRISE, A NARCARICINA JA UTILIZEI MAS SEM A AJUDA COM EXERCICIOS E REGIME NADA CONSEGUE, NOSSA ESSA DOR AS VEZES TENHO NOS DOIS PÉS E NO COTOVELO, É HUMILHANTE NÃO CONSEGUIR IR AO BANHEIRO. Carlos Curitiba Pr.

    ResponderExcluir
  12. Pois é, mais um para o rol. Há 3 meses, crise no cotovelo direito. Há dois dias, novamente o cotovelo direito que, para minha surpresa, está desinchando sem remédios (decidi me obrigar a beber mais água do que o normal nesses dois últmos dias). Mas hoje, enquanto a dor no cotovelo passa, sinto as dores na perna esquerda e já não consigo caminhar corretamente. Vou ter uma semana complicada, com certeza. Estou pagando pelo bife de picanha há um mês e o camarão há duas semanas (eram apenas um bifinho e meia dúzia de camarões). Não se pode vacilar. Sabia, abusei e agora pago o preço com a dor. Terrível dor.

    ResponderExcluir
  13. Meu marido tomou um medicamento para fazer um exame e logo a gota apareceu ta de cama não sei mais o que fazer para ajuda-lo

    ResponderExcluir
  14. Claudio
    Tenho gota a 12 anos e já tomei de tudo, profenid,conchicina,tylenol 750mg, arcoxia e por incrivel que pareça a três anos só tomo nas crises o Sedilax mas 4 a 08 de uma vez e em meia hora some a dor.
    Não recomendo mas quando a gente ta com dor, é dificil pensar em algo que não seja um remédio que passe a dor.
    E não deixe de fazer o tratamento com alupurinol.

    ResponderExcluir
  15. Amigos, que Deus nos ilumine. Tenho 37 anos e estou passando por minha primeira crise aguda. Estou começando a tomar Citoneurim 5000 como anti-inflamatório... o que me dizem?

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. ola eu estava semtido muitas dores muscular procurei um reumatologista e ele pediu um exame de urina de 24 hs depois ele passou narcaricina e conchicina nâo dei se tenho acido urico ou gota + to sentido melhoras

    ResponderExcluir
  17. Tenha 50 anos e atualmente estou com uma crise daquelas. Estou tomando Tandrilax e já começou a melhorar. Assim que sai da crise, volto a tomar o Ziloric.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc toma ziloric diariamente ou somente quando tem crise??

      Excluir
  18. Meu conselho nao vale p todos, logico, mas eu tenho crises de gots nos pes, e quando sai dos dedos desce p o dedao e indicadores dos dois pes. E du cacete a dor..... Eta ferro mleque!!!! Doi que so pedra no rim p barrar.

    Eu tenho uma receita que aprendi emmum buteconaq em brasilia:

    Um cara no bar me disse que natribo dele etes tomavam cha de batatinha de acafrao, e falow que neguinho tomava a porra donacafrao pra tudo que era enfermo, e me indicou o cha.
    Depois de tmomar o cha por 2 dias a coisa sarou.

    Depois disso e com o sucesso que tive, passo a receita para todos e frisando novamente que: essa e a receita que eu uso, se der certo p vc ou nao, nao tenho nada a haver com isso, o que eu sei e que passeina procurar a respeito do chane descobri que a substancia ativa para ser antiflamatorio se chama Curcuma.

    Receita

    cortar em rodelinhas finas 01 batatinha de acafrao, fresca, com o interior laranjado forte, e deixar ferver ate que o Amarelo fique bem forte mas
    transluscido.

    Eu uso uma chaleira de metal parecida com uma. Ferver leite,
    Essa fica sendo o meu copo pra sempre, pq eu a coloco na geladeira depois de fervida e tomo nela, diretao, com as rodelinhas no fundo.... Meio nojento ne? Mas e serio, toda vez que vou a geladeira dou um golao nela ate zerar leiteira.
    No outro dia a empregada completa com a agua do filtro e usa as mesmas batatinhas. Tudo de novo.... Dai na sexta feira ela troca as batatinha e coloca uma nova. E o cha da quinta o cha ta amarelao, nao perde a cor. O trem e foda mesmo vei...

    Olha se vc estancom uma putador ai sei que toma qq coisa para melhorar, mas esse cha nao e essas bosta que nogo bota ai na web nao joe, e bom demais, a coisa realmente funciona.

    Tomo isso faz uns tres anos, quando viajo levo igual a droga, escondido na bagagem, o troco parece jamba, rsrsrs... e aonde chego faco o cha, ou como
    comidas com acafrao.

    Psicologico ou nao, tomo cerveja, como muita carne, e a crise so vem quando estou dando um tempo do cha... Sabe la... Essasparadas sao muito doidas, nao da p explicar,


    Abraco a todos,
    Marcelo - brasilia df. Mangango@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo , Gostei do seu depoimento. Realmente a danada da batatinha de açafrão é boa mesmo. É antibacterecida e combate vários mal . Eu coloco no arroz ,na sopa ,no pão, e nos sucos.Eu compro em pó mas a batatinha é bem melhor.
      Abraço e continue tomando porque é melhor que rémedio.

      Excluir
  19. Tenho 44 anos e tive minha primeira crise de gota aos 16 anos. Tomo aloupurinol 300mg e alginac 1000. O rande problema é a alimentação. tem que vc quer comer algo diferente. A minha taxa já chegou a 18...no homem o normal é até 7,7. Inclusive tive que entrar 3 vezes no INSS por causa disso.
    Abraço,

    Alexandre MIchael - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  20. MEU NAMORADO TEM 37 ANOS E É DIABETICO E ACIMA DO PESO NUNCA FEZ DIETA,SO TOMA A METFORMINA E O CAPTOPRIL E FAZIA TUDO ERRADO!FALEI C ELE VARIAS VZ EM RELAÇAO A DIETA DO DIABETES E ELE BEBENDO CERVERJA E CHURRASCO!DEU UMA CRISE A 14 DIAS E ELE FOI HÁ 3 MEDICOS, O PRIMEIRO RECEITOU PROFLAN E DISSE Q ERA AC URICO OU GOTA, E MANDOU ELE IR PARA POSTO DE SAUDE, 2 MEDICO DA EMERGENCIA, ELE TINHA TOMADO ALLOPURINOL DE 300MG, O MEDICO FALOU Q NAO SE TOMA NA CRISE PIORA A DOR...NAO SE CONFORMANDO E SEM CONSEGUIR ANDAR FOU P OUTRO MEDICO DE ERMERGENCIA Q PASSOU ALLOPURINOL DE 300MG E COLCHICINA Q JA ESTAV SENDO ADMINISTRADA COM NOVALGINA DE 1G!A MEDICA PASSOU CETOPROFENO E COLCHICINA DE 12/12....AGORA ELE LIGOU PARA SAMU!A MEDICA DOBROU A DOSAGEM DE ALLOPURINOL P/600MG DIARIAS E COLCHICINA DE 8/8HRS DE 0,5MG E P DOR NOVALGINA E SUSPENDEU O CETOPROFENO!!ELE CHORA DE DOR E NAO ENTENDE Q A DIETA VAI FAZER ELE MELHORA ..POR FIM...NAO SEI MAIS O Q FAZER PARA AJUDA-LO!JA LIGUEI P AMIGOS MEDICOS, FARMACEUTICOS, NUTRICIONISTAS E TO CHEIA DE PENA DELE ...E TA DIFICIL DE CONTROLAR A SITUAÇAO ESSA DOR HORRIVEL DEMORA A PASSAR?TO APAVORADA JÁ, E COM MEDO DELE COMPLICAR A SAUDE!AFINAL TOMA-SE OU NAO O ALLOPURINOL NA CRISE?AHHH MEU DEUS....O Q FAÇO? AJUDEM..

    ResponderExcluir
  21. tenho 46 anos, e a 29 anos convivo com a gota, e o conselho que passo a vcs, é que se cuidem bastante, os prazeres da carne vermelha, camarão, bacalhau, bebidas alcolicas, fumo etc.. não compensa qdo comparado aos momentos de dores na crise...
    Após 29 anos convivendo com ela, a minha crise vem quinzenalmente e ataca mais as partes dos membros superiores, como mão (dobra de tamanho), cotovelo, ombros, e graças as Deus, sempre vem de 1 lado de cada vez..Imaginaram ter crise dos dois lados? após 29 anos, a crise atinge poucas vezes o pé...
    A proposito... alguem já ouvi falar de um remedio manipulado feito na cidade de franca? 3 conhecidos meus falaram que o remedio é bom mesmo.. já encomendei, e se realmente for milagroso, informarei a vc.. pq ninguem merece sofrer de gota.. abraços..,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega de gota, vou te falar, gosto de umas doses de whisky c/ agua de côco,mas tira o efeito do remédio, vivo eternamente em crise, não sei se pare ou morra, a dor é forte mesmo, e so tenho 50anos.

      Excluir
  22. Sou mais um gotoso, sofredor (um pouco por minha culpa).
    A questão é que TODOS discutem aqui as CONSEQUÊNCIAS e causa GERAL. Imagino uma certa acomodação dos Reumatolgistas (acostumaram-se) que não vão a fundo na investigação do problema individual. O paciente chega no consultório o Reumatolgista escuta a mesma ladainha, pede exame de ácido úrico e receita alopurino, AINE e/ou Colchicina. Está faltando pesquisa mais meticulosa das possíveis CAUSAS que geram CONSEQUÊNCIAS, diga-se muito bem sabidas por todos os gotosos. Cada paciente tem a causa genérica e as epecifidades pessoais da doença.
    Fica o alerta para os Reumatologistas acomodados e insensíveis com o dia a dia de quem sofre. Ah! Laboratórios qualificados para exames estão sobrando no Brasil.
    Não basta ser Reumatologista, tem que participar.

    ResponderExcluir
  23. É possível ter gota com o acido urico baixo ? O meu é menos que 3,0 e tenho sintomas de gota constantemente. Fui ao reumatologista e ele afirmou que e gota.

    ResponderExcluir
  24. tou com gota no dedao do pe esquerdo a mais de dez dias nao sei mais oque fazer ja tomei varios remedio nao ta adiantano nada

    ResponderExcluir
  25. USE NARCARICINA E PRONTO USO A 12 ANOS
    T.´.F.´.A.´. MARCOS 42 3522 4691

    ResponderExcluir
  26. O que não é admissivel, é saber que gota existe desde o começo do mundo e nenhum especialista buscou interesse em curar esse mal que judia implacavelmente de quem o tem. Tenho 62 anos e desde 1983 luto com esse danado do ácido(dor)ÚRICO///GOTA É TÃO RUIM QUANTO AIDS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho gota a mais de vinte anos evito carne vermelha, sofre muito quando estou em crise .Gostaria de saber mais sobre a dieta.Aou Antonio Rodrigues de Alagoa Nova Paraiba

      Excluir
  27. Por que o alopurinol não deve ser administrado no período de crise? eduardomarciel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Procurem informações sobre o médico Dr. Pernambuco em Bauro/Sp. As informções são de que ele cura essa doença. Porém, para conseguir uma consulta vc tem que ficar na fila quase um ano e pagando mais de R$ 400,00 só a consulta.

    ResponderExcluir
  29. Sou mulher,62anos e tenho 7,90 de ácido úrico. Descobri fazendo um exame de sangue para detectar disfunção na tireóide a qual deu normal. Estou com tornozelo e pé esquerdo inchados e avermelhados, mas ainda quase não sinto dor; somente uns repuxões no meu dedão esquerdo e sola do pé direito, que também é um pouco inchado. Estou tomando Alopurinol 300mg, um ao dia. O pior é a dieta, pois como também tenho triglicérides um pouco alto não me sobrou quase nada para comer!A tendência é diminuir o ácido úrico com Alopurinol? Minha urina não está mais muito espumosa; é um bom sinal? Obrigada

    ResponderExcluir
  30. A morte me cai bem. “gota”. E Ponto Final.

    ResponderExcluir
  31. estou tendo a minha primeira crise de gota, no dedão do pé direito, ai como dói, não consigo nem por o pé no chão ja estou medicado mas não vejo a hora dessa dor dos infernos sumir, estou parecendo um saci perere andando pela casa, saudades da minha dor de dente.

    ResponderExcluir
  32. GIANELO DE BRASILIA 26 agosto 201226 de agosto de 2012 01:25

    São 5 horas da manhã e nem com voltarem retard consigo dormir, já tive tive algumas dores nos pés, mas dessa vez está de lascar. A dor está insuportável atacou minha munheca esquerda, fala sério.
    Comecei um tratamento com alopurinol e me deu alergia, tive que parar, vou usar Narcaricina pra ver.
    Agora, ficar sem cerveja e churrasco ninguém merece, estou num dilema lascado, eta gota serena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo de Gota, quebre sua churrasqueira(como fiz), guando não aguentar ficar sem beber tome whisky c/agua de côco, mas deixe de lado tilenol p/ quando adordar, nas crises, colxis de 1mg,hora em hora no maximo até dez começando a diarreia pare. Tomo direto colxis mesmo quando bebo, mais agora estam começando os tofos, e ele so disaparecem com narcaricina, e ,estou com medo de já ter afetado meus rins tenho só 50 anos. tô entrando no desepero juro.....

      Excluir
  33. QUE DOR INSUPORTAVEL... BEBI, FUMEI E CHEIREI ATÉ AGORA, NÃO ADIANTOU NADA, SÓ AGRAVOU OS SINTOMAS.

    ResponderExcluir
  34. É meus amigos, convivo com crises de gota desde os meus 41 anos quando tive minha primeira crise no cotovelo direito. Hoje estou com 58 anos e, agora no computador, com crise de gota no dedão do pé esquerdo (nunca tive em nenhuma região do lado esquerdo). Nestes 17 anos convivendo a gota, já passei por várias crises: a primeira no cotovelo, 03 no dedão do pé, umas 6 no tornozelo do pé direito e uma no joelho (horrível e em pleno carnaval de 2010). A crise que estou hoje a dor já está melhor, mas o dedão e parte do pé ainda estão bem inchados e um pouco doloridos. Até o momento tomei 13 comprimidos de colchicina de 0,5mg (0,5 de hora/hora na sexta (6,0mg) e ontem 03 comprimidos (1,5mg de 08/08hs).Teria que tomar um as 6hs da manhã, mas como deu diarréia, não tomarei. Amanhã, acredito que eu já poderei pisar melhor e assim, procurarei um reumatologista.
    O que ninguém comentou são os tufos que se formam pro consequencia do acido úrico. Em minhas mãos, os dedos, nas articulações, estão muito grossos (é como se fosse ferrugem acumulado em um ferro). O dedo da aliança, esta retirei e não consigo colocar.O pulso parece que está enrigecendo, além de estar percebendo que estou tendo uma certa dificuldade de agarrar as coisas.
    Ao acordar, 15 minutos antes de comer qualquer coisa, tome dois copões de água (o equivalente a uma e meia garrafinha dessas de água mineral) você estará hidratando todo o seu organismo e, principalmente, seus rins irão sorrir e te agradecer. Temos que beber muito líquido.
    O problema todo é a dieta. Não consigo fazê-la. Vinha tomando 1 comprimido de Alopurinol de 100mg por dia desde minha última crise (carnaval de 2010), mas exagerei muito em meados de outubro e o mês de novembro, consequência? Crise de gota.
    E vem por aí, Natal, Ano Novo, Carnaval e férias.
    Vai complicar!
    Felicidades para todos.
    Jorjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei aliviado de saber que tem 58 porque tenho 50anos,desde 35anos vivo ferrado,hoje esporão nos pes, joelho quente,cotovelos com tofos, tomo remédio só nas crises, colxis, meus pés(não posso nem andar no shoping com meus filhos) quando passa a dor, penço que estou bom, bebo só whisky com água de côco, mas tenho medo de tomar narcaricina por causa dos rins. Dr.José Carlos Pernambuco de Bauru-SP, só com um ano, não sei mais o que fazer.....

      Excluir
  35. Meu pai tem gota, sente muitas dores acho que não existe doença pior que essa.Seus pés e mãos estão cheios de nó, pois seguido tem crises e na maioria das vezes nas mãos.Sei que o governo colocou alguns remédios com maior tecnologia.

    ResponderExcluir
  36. Meu pai sofre desse mal há mais de 30 anos, nunca ligou para se tratar, nem fazer dieta, só tomava os remédios quando a crise vinha muito forte, em setembro de 2012 o mesmo sofreu um infarto, e após todo o período de internação o mesmo retornou para casa, sendo que agora descobrimos que ele além do problema cardíaco, está sofrendo com uma Insuficiência Renal Crônica, e os médicos que cuidam dele já chegaram a conclusão...tudo foi causado pelo EXCESSO DE ÁCIDO ÚRICO - GOTA. DEIXO MEU AVISO, POR FAVOR SE CUIDEM, BEBA MUITO LIQUIDO E FAÇAM A DIETA PRESCRITA PELO SEU MÉDICO!

    ResponderExcluir
  37. tenho 33 anos é tenho crise de gota há 3 anos .estou em crise agora nâo consigo dormir a dor é muito forte.vou ver se começo uma deita a qualquer custo.estou sem trabalhar a 6 dias é acho que vou ter que ficar mais uns dias em casa.se eu nâo me cuidar quem vai?

    ResponderExcluir
  38. Com tantos comentários fiquei impressionado ,estou no meio de uma crise, não agüento mais de dor ,estou usando ziloric no momento e não está fazendo efeito.

    ResponderExcluir
  39. amigo o ziloric na crise só piora a dor, não faça isso, na crise vc deve tomar a colchicina de hora em hora até melhorar ou começar a diarréia, depois que passar a crise vc volta a tomar o ziloric e continua com a colchcina uma vez ao dia como prevenção e é claro não faça nada disso sem antes consultar um médico,de preferência reumato, mas na crise um clinico geral tambem ajuda. boa sorte.

    ResponderExcluir
  40. pessoal por favor preciso de algo natural alguma coisa que aminise essa dor nao agunto mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi michael, se vc ainda precisar de um medicamento com bom resultado entre em contato meu e-mail alexvidal40@hotmail.com , sofri muito com isso , minha taxa dava quase 12 , e fiquei bom.

      Excluir
  41. amigos é só eu engordar um pouco e piora muito minha gota,
    tenho 46 anos e tive a primeira crise com 28, bebo cerveja todo dia, como muita tranqueirada, carne, amendoim, a gente sofre muito com essa dor insuportavel, ja fui ate de samu para o hospital, quem nao tem vive criticando a gente, mas se for ver nao podemos comer nada, beber nada, mas trabalhar poooddeeee, é cruel essa doença, saude a todos

    ResponderExcluir
  42. Já faz tempo que descobriram um novo medicamento (Febuxostat), mas infelizmente só está disponível no exterior. Não é muito barato, mas a cura é garantida.

    ResponderExcluir
  43. Meu Deus To Com O dedo Do Pé esquerdo Inxado E Sensível a toque ta duendo de mais vi que meu final de semana foi pro beleleu mais um dia essa tal de GOTA ME PAGA

    ResponderExcluir
  44. O FODA DESSA MERDA DE GOTA MESMO TOMANDO REMEDIO NÃO PASSA A DOR ISSO É COISA DO DIABO NEM MEU CHURASCÃO E AS BEBIDA NUM POSSO TOMAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode comer churrascao, tomar cervejao, pode comer de tudo igual eu,aquela costelinha de porco nem si fala,e muito bom,depois vem um arrependimento pq a gota atacou,seu pior inimigo e a maldita gota,

      Excluir
  45. meu marido está com crise, ele já foi ao médico e passou PIROXICAM 20mg e Colchicina 0,5 mg, só que ele está com muita dor, está de dieta, e qual o remédio bom para a dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trocar de marido.....kkkkkkkkkkk Desculpe a brincadeira, mas eu já tive isso e incomoda pra caramba....Mas vai passar , comigo passou....

      Excluir
  46. Estou com 38 é minha primeira crise nossa como doi estou omando colchicina ma a diarreia me humilha só Deus na cauda

    ResponderExcluir
  47. Galera, tenho 28a e tenho crises desde os 22, possuo avô, pai e 2 irmãos com o mesmo mal, pra me tirar da crise, 02 comp de piroxicam 20 mg de 12 em 12 h, funciona ou profenid injetavel no glutep de 12 em 12.

    Antigamente tomava uma injeção com diprospan e outro medicamento que nao me lembro, tirava com a mao e demorava uns 5-6 meses para dar crise, isso sem tratar com fórmula, hoje estou na fórmula mas se esqueço de tomar 1 cp já era... suspendo o uso da fórmula devido ao alopurinol e inicio piroxicam.

    Queria saber qual era a outra ampola que eu tomava para dar uma limpada e controlar ana fórmula.

    Abs

    ResponderExcluir
  48. aiii que dor ...isso e coisa do capeta!!!

    ResponderExcluir
  49. Alimentação pra quem tem ácido úrico elevado: beber APENAS Água e alimentar-se de vento e sol... -_-
    Cada site que visito, muda metade dos alimentos que pode ou não... alguns são gerais, como miúdos, cerveja...
    O legal é que é bom tomar leite pois ajuda a eliminar o A.U. e eu não posso tomar leite pcausa da intolerância a lactose. Aí é mais um trem que precisa de outro tratamento.. no final das contas, o Rim é quem paga o pato... em 10 anos to fazendo Hemodialise... Arruma um e estraga o outro...

    ResponderExcluir
  50. Sem querer minimizar a dor de ninguém, pois estou na minha segunda crise (só, e ocorrida após 60 anos de vida), a primeira há 56 dias atrás, e muito provavelmente sentindo a dor que todos retratam nestes comentários, a dor que sinto desde ontem dia 29 se deve aos seguintes excessos:
    1. 5a. feira, jantar em Santa Felicidade (asinha de frango e meiia garrafa de espumante).
    2. sexta, muita costela, alcatra suculenta, e 5 garrafas de cerveja (original e serra malte, só, trincando de gelada)
    3. sábado, casamento de gala, com jantar sem excessos de comida mas uma garrafa de espumante.
    4. domingo, sem excessos, só 3 latinhas de cerveja no almoço, sem caipirinha.
    Isto posto, gostaria que os colegas e algum médico que navega por esta página me respondessem ou esclarecesse algumas dúvidas:
    a) tempo de resposta entre o excesso cometido na alimentação e "bebeção" e chegada da dor (obviamente que varia de indivíduo para indivíduo, mas não existiria uma pesquisa que dê um tempo médio?)
    b) referente a médicos, de fato um colega apenas entre as dezenas de comentários, citou do desinteresse dos profissionais e da recomendação quase que padronizada de prescrever sempre a mesma receitinha: alopurinol, dieta, colchis, fenid's, e similares... Afirmo que esse desinteresse não é por acaso, não, é bem recomendado pelos laboratórios que produzem tais remedinhos. Mesmos laboratórios que interferem até nas escolas de medicina e que determinam o que pode e não pode ser ensinado!!! Quem quiser saber mais a respeito passo artigo sobre entrevista de doutora inglesa a respeito da ação dos laboratórios e "a favor da medicina".
    c) outra questão: há pesquisas que dão tendências para grupos mais favoráveis a sofrer gota? dependentes de álcool, por exemplo?
    d) e quanto ao que provoca crise: foram testados grupos de pessoas que exageram num só alimento, como por exemplo frutos do mar, e após x dias, vêem a apresentar manifestaçãoda dor? E outro grupo, só com carne vermelha?
    e) hoje, com a manifestação da dor na articulação do dedão esquerdo do pé, a mesma da primeira crise, vim procurar se a aplicação de gelo seria um atenuante para a dor Como nas centenas de comentários ninguém usou desse artifício . , logo,...!!! Apesar das minhas restrições a fórmulas espero que o uso da colchicina, que faço agora, venha atenuar a dor. Na primeira crise, como última informação após o 5o. comprimido, no intervalo de um a cada 4 horas, foi como se a dor "tivesse sido tirda com a mão"! Abraço a todos. Marcio , marcio@gdex.com.br.

    ResponderExcluir
  51. tenho 44 anos. hoje apos varias crises chego na seguinte conclusao. cada individuo tem que se policiar para saber qual alimento ou combinaçao de alimentos lhe faz mal e diminuir no maximo que puder. tomar remedios vai destruir seus rins. no meu caso ja fiquei 6 meses tomando cerveja quase todos os dias e nada de crise. como carne de carneiro etc. mais quando combino exessos começo a sentir um leve desconforto no pe direito, ai tomo meio comprimido de minisulida dispersivel e aumento o consumo de agua, logo desaparece os sintomas. mais tudo leva a crer que a combinaçao de alguns alimentos desencadeia uma crise.

    ResponderExcluir
  52. Acrescentando: faço caminhadas e nao como frituras. alimentos que me faz mal: amendoim, castanhas e nozes, feijao, colve flor, carne ao molho ou costela feito no forno, salsicha e mortadela é veneno. alimentos que da azia é um sinal que voce deve rigorozamente evitar, é um termometro do nosso corpo dizendo que aquilo é veneno para voce.

    ResponderExcluir
  53. Caros amigos também sofro desse mal e após muitas pesquisas na internet, devido a falta de um sistema clínico que resolvesse o problema, consegui algumas informações muito valiosas e que estão dando um ótimo resultado. Ai vão elas:

    Na crise: entrei com uma injeção de BETAPROSPAN 1 ML, corticóide que alivia a dor por vários dias, o que dá tempo da medicação que age diretamente contra o ácido úrico fazer efeito;

    A medicação no caso é a Narcaricina que ajuda o nosso metabolismo a eliminar o ácido úrico, tomo por uns quinze dias;

    Bebo o suco de dois a quatro limões por dia, segundo o doutor Draúzio Varella, a vitamina C ajuda a eliminar o ácido úrico, assim como o excesso de gorduras no sangue, como o colesterol e o trigliceres.

    Também bebo muito líquido, água, sucos, café e chás.

    Fora da crise (isso é muito interessante, pois depois que comecei esse tratamento tenho comido churrasco quase todos os finais de semana desde Novembro para cá e também bebido muita cerveja, pois o calor deste ano foi infernal, minha família é gigante, é só festa, graças a DEUS nada tenho sentido):

    Tomo o suco de dois limões em jejun diariamente um de manhã, uns quinze minutos antes do almoço e outro a tarde uma meia hora antes do jantar.

    Também tomo suco de laranja diariamente ou suco de outras frutas, como melância, goiaba ou abacaxi, tudo isso aliado a bastante água durante o dia.

    Atividade física é essencial, pois o AU está diretamente relacionado ao excesso de peso. Comecei andando e hoje corro de 8 a 10 Km três vezes por semana.

    Como de tudo, porém durante a semana como uma quantidade menor de cada coisa que gosto, como carnes gordurosas, embutidos e etc... E nos finais de semana solto a lenha o que vier desce.

    Um último conselho: quando fico sem treinar por algum tempo devido ao trabalho e sei que tenho alguma festa para ir, intensifico o limão e tomo a Narcaricina por uns 7 dias.

    Espero que minha pesquisa possa ajudar a todos.

    Abçs e alívio a todos.

    ResponderExcluir
  54. Oi amigos, tenho 36 anos, e estou tendo minha 3ª crise, a 1ª foi no começo do ano passado com uma bursite de aquiles, foi onde descobri que tinha problemas. Estou agora na Argentina, esperei por 1 ano pra tirar minhas ferias e vir pescar, e quando cheguei aqui, fomos recepcionados pela pousada com uma bandeja de frios e embutidos ( presunto, salames, copas, etc) e para acompanhar budweiser gelada... resultado uma crise no dedao do pé direito..... consegui pescar 1 dia apenas e estou a 2 dias de cama....amanha iremos embora, totalmente frustado, devido a essa doença maldita,,,

    ResponderExcluir
  55. oi pessoal! tenho gota ha 5 anos, sempre me dava no dedo do pe,agora piorou mi da e nos dois pes,de dois a 3 meses to de gota nao aguento isso mais, eu e meu irmao somos atacados de gota, a crise q da no meu irmao e pior do q em mim q sou mulher,hoje mesmo atacou no pe direito,o pior e que tem q deixar de comer muitas coisas gostosas,fico triste pq o melhor prazer da vida e comer.

    ResponderExcluir
  56. BOM PESSOAL, OS REMÉDIOS ALIVIAM A DOR E DIMINUEM A INFLAÇÃO COM O TEMPO A DOR PODE SUMIR ENTRE 3 E 5 DIAS MAS EU CONSIDERO MUITO TEMPO COM ESTA DOR QUE NO MEU PONTO DE VISTA E INACREDITÁVEL QUE POSSA EXISTIR.
    ENTÃO COMO UMA ESPÉCIE DE COBAIA A CADA CRISE DE GOTA, NO MEU CASO É SEMPRE O JOELHO E FUI ADMINISTRANDO UM A UM DESTAS MEDICAÇÕES E AQUILO TODAS AJUDAM MAS NÃO NA HORA DA DOR, O ALIVIO E GRADATIVO E COM O TEMPO.
    AGORA DIGO A TODOS QUE RESOLVI FAZER O CHÁ DE BATATINHA DE AÇAFRÃO, E SEGUINDO AS ORIENTAÇÃO QUE UM COLEGA POSTOU AQUI E PARA MINHA SURPRESA, NÃO É QUE DEU CERTO, HÁ 2 ANOS NÃO TENHO AS DORES DA CRISE DE GOTA, MAS A INFLAMAÇÃO ACONTECE SÓ QUE SEM DOR ALGUMA O MEU JOELHO FICA INCHADO E RIGIDO MAS SEM DOR ALGUMA, POSSO CAMINHAR, SENTAR, DORMIR SOSSEGADO, E O MELHOR COMO E BEBO DE TUDO.
    DE 6 EM 6 MESES EU FAÇO 22 GARRAFAS DESTE CHÁ, CONGELO ELAS E VOU BEBENDO DIA A DIA, TIPO UNS 4
    COPOS POR DIA.

    ESPERO TER COLABORADO COM VOCÊS, UM ABRAÇO A TODOS

    REGIS







    ResponderExcluir
  57. quer baixar os níveis de acido úrico....narcaricina de 100mg, não conheço outro, sofria com acido úrico alto (já chegou a 12 ), comecei a tomar narcaricina e hoje baixou para 5....italo

    ResponderExcluir
  58. Meu primeiro ataque de gota, aconteceu em 29/08/2014, sou novato nisso. Mas vou falar a verdade, quando começou a inchar e adoer, eu pensei que era unha encravada, tomei um anti inflamatório e nada. No sabado eu não consegui dormir, continuei a tomar o anti inflamatório, no domingo não aguentava mais e fui ao médico, ao tirar o tenis, o médico logo de cara disse é GOTA....Acido Urico, tomei um medicamento na veia em forma de soro, não sei qual o nome, e mais tarde comecei a melhorar. Só que ainda está inchado mais sem dor e agora está coçando o local parece que está com pus e quer estourar, essa é minha impressão. O médico não receitou mais nada, somente com o exame de sangue é que vai receitar. Enquanto isso me dá vontade de pegar o martelo e dar uma martelada no dedão para ver se melhora ou sai pus......Que bicho desgraçado é essa doença.....

    ResponderExcluir