terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Qual o melhor tratamento para a Gota ?

A Gota é uma das principais causas da artrite crônica e pode estar associada ao aumento do ácido úrico no sangue. Está também fortemente associada com obesidade, alterações do colesterol, diabetes e insuficiência renal.
A doença da Gota é uma das doenças mais antigas registradas na história da Medicina.
Trata-se de uma doença crônica, que não é contagiosa, mas que passa pelas gerações de uma mesma família. Estima-se hoje que 2% da população mundial sofra de gota e que entre os doentes, há uma mulher para cada oito homens.
A doença que aparece geralmente após os 35 anos de idade, ocorre devido a um acúmulo de ácido úrico no sangue e isto pode acontecer tanto pela produção excessiva quanto pela eliminação deficiente da substância.
O ácido úrico é uma substância produzida pelo nosso organismo quando da utilização de todas as proteínas que nós comemos na alimentação do dia-a-dia. Numa explicação mais simples, pode-se dizer que quando as moléculas de proteínas dos alimentos são partidas em pedaços dentro do nosso organismo para servir de energia, o que sobra de todo esse processo é o ácido úrico.
É normal que o ácido úrico esteja presente no sangue em quantidades previstas, mas quando ocorre uma produção excessiva ou uma deficiência na sua eliminação pelo rim, a sua concentração no sangue pode aumentar demais atacando principalmente as articulações, provocando a gota úrica, ou os próprios rins, produzindo cálculos renais (pedras nos rins). A hiperuricemia facilita a precipitação de cristais de ácido úrico no sangue, o que resulta em um ataque de gota.
Bebidas alcoólicas, principalmente as fermentadas, e alimentos ricos em purina (ervilhas, feijão, carnes, tomate, frutos do mar etc.) são reconhecidamente uma importante fonte para o aumento do nível de ácido úrico no organismo.
O tratamento do mal da Gota visa à normalização do nível de ácido úrico e, geralmente, é feito à base de anti-inflamatórios e drogas que aumentam a eliminação do ácido úrico pela urina ou que inibem a sua produção pelo organismo. Entretanto, para escolher o tipo de tratamento mais adequado para cada paciente é necessário um acompanhamento médico.
Geralmente uma lesão trivial ou um exercício além do habitual pode desencadear os episódios. A obesidade e dietas pobres em carboidratos também são fatores que podem precipitar uma crise.
O consumo excessivo de álcool é outro fator importante, pois pode provocar acúmulo do ácido úrico nos rins e quando isso ocorre, a doença geralmente está em estágio mais grave.
“É necessário tratar a doença, muitas vezes para o resto da vida” A gota pode levar às doenças conseqüentes da hipertensão, como infarto do miocárdio ou derrames.
Contudo, entre os fatores que desencadeiam a crise, o mais importante é a alimentação.
Uma dieta rica em substâncias denominadas purinas (que fazem parte das proteínas) resulta em um aumento da concentração de ácido úrico no sangue e, portanto, alimentos ricos nessas substâncias devem ser evitados.
Entretanto, a restrição rígida de alimentos contendo purinas geralmente é recomendada no estágio agudo da doença, sendo que durante o estágio intermediário das crises, o tratamento dietético para pacientes que se mantém medicados visa uma dieta normal adequada.
Dicas importantes
- A dieta para pessoa com gota deve ser moderada em proteínas, rica em carboidratos e relativamente pobre em gordura e deve incluir alimentos com baixos teores de purina.- O consumo de gorduras deve ser reduzido, pois o excesso diminui a excreção de ácido úrico.- Evite o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool precipita o ácido úrico, facilitando a formação de cristais.- Líquidos como água e sucos devem ser ingeridos à vontade (mais de três litros por dia), o suficiente para que a urina esteja sempre clara. Isso facilita a excreção de ácido úrico e minimiza a possível formação de cálculos.- É preciso lembrar que, fora das crises de dor, exercícios físicos são sempre necessários, mesmo que em pouca quantidade, pois não raro, há excesso de peso e vida sedentária entre as pessoas com gota. E a redução de peso é sempre útil e ajuda a reduzir a hipertrigliceridemia que existe em 75% dos pacientes com gota.- Não fique longos períodos sem se alimentar. Quem fica muito tempo sem comer é candidato em potencial a ter uma taxa elevada de ácido úrico. Isso porque, em jejum, o corpo acaba degradando a proteína muscular como fonte de energia, gerando uréia como um dos seus subprodutos.- Medicamentos, quando receitados, devem ser seguidos por todo o tempo recomendado, pois podem ter efeito incompleto se interrompidos.- Para finalizar, é preciso ter em mente que a gota é uma doença crônica e grave, capaz de provocar muita dor e desconforto se não for tratada com seriedade pelo doente. Por isso, é necessário tratar a doença, muitas vezes para o resto da vida. Portanto, o seu médico poderá lhe orientar nos exames necessários para avaliar o quanto de ácido úrico o seu organismo está formando e excretando e se você está ou não comendo demais alimentos com altos níveis de purinas.

29 comentários:

  1. existe uma dieta pra esta doença

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber uma dieta saudavel para essa enfermidade "gota"
    tatianiarbonne@yahoo.com

    thank you,

    tatiani oliveira

    ResponderExcluir
  3. recentementedescobri q estou com esta doença gostaria de saber uma dieta eficiente pq nao aguento mais tanta dores

    ResponderExcluir
  4. hoje descobri que tenho esta doença a gota urica, sera que vou ter que tomar remedio para o resto da vida,??

    ResponderExcluir
  5. Olá meu caros colegas,
    Não sofro de nehum tipo de doença, porém pesquisei a respeito dessa tal GOTA e aí vai uma ótima dica, sugiram ao seu médico a prescrever o ZIROLIC, conheço pessoas que usam e de fato eles não setem dor alguma, nem parece ter a tal " gota urica". um abraço e muita saúde à todos.
    Bye.

    ResponderExcluir
  6. A 2 anos descobrí q tenho Gota.
    Fui a uma nutricionista e essa me receitou q deixasse de ingerir gluten. Durante 1 mês. Ela me disse q o gluten ajuda a reter o ac. úrico no organismo...
    Vcs têm alguma posição sobre isso?

    ResponderExcluir
  7. Agradeço muitissimo pelas informações.
    Pois me esclareceu algumas duvidas sobre essa doença.
    Gostaria de saber mais uma informação: Existe algum alimento que combate a produção nociva do ácido úrico?

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o pepino a cebola o limão a melancia - poderia ter uma capsula de cada né...rs

      Excluir
  8. Tenho gota. Estou sem poder andar normalmente, desde de novembro de 2009. Fiz um tratamento com ziloric e selebra. Fiquei bom durante uma semana e voltaram as crizes. Será que consigo me livrar desta doença com remedios homeopáticos?
    Ademir Pires

    ResponderExcluir
  9. luiz geraldo de brito souza10 de fevereiro de 2010 às 14:37

    estou com o pé neste exáto momento inchado e doendo muito, estou com o acido úrico alto eu sei, foi a mesma vez que deu nesse período. gostaria de saber se essa doença ñ tem cura porquê? será possivel tenhamos de vivermos atormentados com esse acído? ou tem outro tratamento que dê jeito! sei de casos que onde tinha uma mulher que disse a min que, ficou curada atraves de ervas e outras ervas medicinais. descubram algo para que faça essa epidemia crônica ter fim de uma vez. do amigo souza policial militar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tem cura... só podemos acabar com as dores evitando carne e diminuindo proteínas.

      Excluir
  10. Gléfeston Alexsandro12 de abril de 2010 às 14:18

    Tenho 37 anos e tenho esse mal. Algo a fazer ou tomar para que essa disfunção acabe ou diminua ao ponto de voltar a ter uma vida de atividades físicas normais?

    ResponderExcluir
  11. O meu marido tem tido crises muitos frequentes de ácido úrico. Tem imensas dores e quase não sai de casa, nessas alturas.
    Como é transplantado renal há 18 anos tem que tomar bastantes medicamentos diários.
    Que posso eu fazer em termos alimentares para o ajudar?
    Como podemos minimizar este problema?

    ResponderExcluir
  12. quais alimentos pode comer pessoas que tem acido urico?

    ResponderExcluir
  13. Caros sofredores de Gota

    Já há 10 anos que me foi diagnosticada a Gota. Tenho mantido os valores de 5,5 e não tenho dores, exceptuando a dor no dedo grande do pé normalmente após "petiscadas". De resto não passa disso.

    Já há alguns anos que encontrei o remédio que me mantêm os niveis do ácido controlados.Nada mais do que beber diáriamente, logo pela manhã e em jejum um SUMO de Cenoura + Pepino (metade de cada).
    Por isso basta comprar uma maquina de fazer sumos e ACREDITEM que dá mesmo resultado.

    José Pacheco
    Lisboa

    ResponderExcluir
  14. em 2005 tive a 1ª crise de acido urico, fiquei com as pernas inchadas, com o passar do tempo tenho crises alternadas, estou tomando " couchins" indicado pelo meu irmao, ao passara tomar este medicamento, tenho melhoras imediatas. Gostaria de saber qual o melhor cardapio a ser ingerido, para nao ter mais crises desta doenca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corte carne(todas) ou diminua, tudo que tem proteína vc diminue. só

      Excluir
  15. tenho a gota começou no dedao depois no joelho no pulso e neste momento esta no cotuvelo sinto tambem uma coceira terrivel nos orgaos genitais e virilha e apareceu uma pequena ferida na orelha e que sai uma coisa branca queria saber se tem remedio para essa coceira que ja esta mudando a cor da minha pele me fazendo senti muito mal e vergonha.obrigado

    ResponderExcluir
  16. Caros amigos gotozos, só tem uma solução para evitar as crises:
    1- pare de beber bebidas destiladas, cerveja principalmente.
    2- beba, bastante suco de melão,melência,morango e bastante água diariamente.
    3- esqueça os churrasco nos finais de semanas,mocotós,feijoadas e os camarãozinhos.
    4- evite, tomates,ervilhas,feijões,pães doces,figados, miudos,enxovas,siri e muitos outros alimentos que só consultando um reumatologista e uma nitrocionista voces iram ficar aliviados da doença de gota assim como eu figuei. Espero que a diga tenha contribuido.
    Aquele abraço para todos.

    ResponderExcluir
  17. Meu marido tem gota descobriu a 6 meses e sofre muito com isso ja tomou um monte de remedio e n~ vejo resultado ñ sei mas o que fazer pq eu sofro junto com ele e tenho medo de perde_lo alguem pode me ajudar? ja sei Deus pode.

    ResponderExcluir
  18. Levei 3 anos sem nenhum tipo de crise,agora apareceu em 8 partes do corpo após uma crise nervosa hà relacinamento?

    ResponderExcluir
  19. houje mesmo a minha medica me disse eu ter gota: dieta e medecina tou no msn carlosze@hotmail.com.au aguardo que me adicionem se pussivel anoite entre as 20 e as 24 horas de manha entre as 6 eas 13horas estou na australia a uma diferenca de 10 horas entre portugal e sydney aqui a frente um abraco

    ResponderExcluir
  20. 08 de maio de 2012
    Meu namorado tem tido fortes crises de gota e gostaria de ajudá-lo, existe algum tratamento alternativo, fitoterápicos,homeopáticos,massagem,fisioterapia,sei lá, preciso de ajuda, pois ele está sofrendo muito, mesmo indo ao médico e tomando medicamentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofri com crises de gota por aproximadamente 10 anos, foram várias tentativas de tratamento (homeopáticos, nutricionistas, medicina tradicional, etc…) porém apos várias tentativas em vão, foi atraves de um produto natural que adquiri a cura e fiquei livre das crises de ácido úrico desde 2007 quando fiz o tratamento com esse produto natural “Elixir Gotas Milagrosas” durante 03 meses, apartir daí acabei me tornando um representante exclussivo do produto em meu estado e por fim já tenho recebido vários depoimentos de cura dos clientes que adquiriram o “Elixir Gotas Milagrosas”.
      Caso tenham interesse em adquirir o produto entrem em contato comigo e darei todas as informações.
      Email: gota_nunca_mais@hotmail.com
      Tel: (75) 3481-2787 ou 9197-3428.

      Excluir
  21. Esse remédio me interessa,qual o valor? É como adquirir?

    ResponderExcluir
  22. Gotosos leiam: existe varias causas que aumentam a dores da gota, uma causa que poucos sabem é ficar "contrariado" com alguma coisa, ficar preocupado com falta de dinheiro, entre outras tantas coisas, afeta o organismo e a gota vem mesmo, outra coisa o acumulo de proteínas ingeridas com o tempo desencadeia a crise (não tem como se livrar disso), acumulou ela vem, o que eu faço, tomo sempre 2 Alupurinol 100g p/dia e quando a crise vem, no primeiro sinal (ela dá varios sinais que esta vindo) eu tomo um comprimido Indiano pra dor, estes procedimentos dá ficar um dois ano sem nada de dor. (se alguem quiser este comprimido Indiano eu envio, é totalmente natural e sem contra indicação, alivia totalmente as dores da gota.) - nelitonfigueiredo10@hotmail.com

    ResponderExcluir