segunda-feira, 19 de julho de 2010

Segurar Xixi faz mal, acumula ácido úrico

Sim. Ao fazê-lo você pode aumentar o risco de infecção urinária, pois leva a uma maior concentração de resíduos, como uréia, cloreto de sódio (sal) e ácido úrico, que se tornam tóxicos após muito tempo retidos no organismo.

Esse quadro propicia a proliferação de bactérias no aparelho urinário, entre elas a Escherichia coli, responsável por doenças como infecção nos rins. Além disso, segurar o xixi pode provocar dilatação dos rins.
Manter-se bem hidratado também ajuda a evitar problemas. Para a pessoa saber se está saudável basta observar a cor da urina; se estiver amarela clara, indica que está bem hidratada.

A mulher é mesmo mais vulnerável às doenças do trato urinário, já que o comprimento da uretra, ligação entre a bexiga e o canal urinário, fica entre 12 cm e 15 cm no corpo masculino e 5 cm no feminino.

É por este canal que as bactérias chegam à bexiga, e como se pode notar, a distância nas mulheres é muito menor, o que facilita o acesso.

E sentar em um vaso sanitário público?

Ainda que a chance de se contaminar com alguma bactéria, ao sentar no vaso sanitário usado por outras pessoas, seja pequena – é bom evitá-la. O melhor a fazer é lavar as mãos para não levar as bactérias a outros lugares como maçanetas, descarga, alimentos, e apostar no acessório ou no agachamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário