segunda-feira, 26 de março de 2018

Excesso de ácido úrico pode causar gota, pedra no rim e hipertensão

Ácido úrico é um composto produzido normalmente pelo corpo, resultante do metabolismo de uma proteína chamada purina, presente em muitos alimentos.

Essa substância é excretada pelos rins, pela bile e pelo intestino, e sua concentração pode ser medida no sangue e na urina.

Segundo a reumatologista Evelin Goldenberg e o nefrologista Emanuel Burdmann, o ácido úrico em excesso pode se cristalizar no organismo e causar gota, pedra no rim, doenças renais, hipertensão, artrite e problemas cardiovasculares.

Alimentos a evitar
- Vitela, bacon e embutidos
- Miúdos como fígado, coração, língua, rins e miolo
- Peixes como sardinha, salmão e bacalhau, além de ovas de peixe e camarão
- Tomate e extrato de tomate
- Bebidas alcoólicas de todos os tipos

Gota
A gota ocorre quando o corpo não consegue eliminar o ácido úrico produzido em excesso, ou quando fabrica muito mais do que deveria. Esse ácido, então, acumula-se nas articulações (punhos, cotovelos, tornozelos, joelhos e pés), cristaliza-se e causa uma inflamação.
O cristal mais comum é o monourato de sódio. E, juntos, eles têm o formato de pequenas agulhas, que provocam forte dor. O organismo tenta se defender e manda uma resposta imunológica. Como resultado, as juntas incham – geralmente, de um lado só.

A gota é mais comum entre homens de 30 a 60 anos. Nas mulheres, a incidência aumenta depois da menopausa. E há também um fator genético envolvido.

Pedra no rim
Em uma situação normal, o rim deve filtrar o ácido úrico, para mantê-lo equilibrado no sangue. Em seguida, esse composto sai pelo xixi.

Quando há muito ácido úrico no sangue, ele se cristaliza e forma pedras que podem sair pela uretra, causando dor. O cálculo de ácido úrico é o segundo mais frequente entre os que ocorrem no rim, precedido apenas pelo de cálcio.

Exame
Existe um teste bastante importante pra identificar os cristais que se acumulam nas articulações. É o exame do líquido sinovial – retirado de articulações grandes, como o joelho –, que deve ser pedido por um médico e feito em um laboratório.

O líquido sinovial normal é incolor. Já em um processo inflamatório, ele varia do amarelo palha ao amarelo ouro.

A análise do líquido sinovial é coberta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo Brasil e é indicada para pessoas que têm suspeita de doenças como gota. Em 2011, o SUS fez 317 mil punções articulares e exames do líquido sinovial.

O diagnóstico e o tratamento de outros problemas decorrentes do acúmulo de cristais variam de acordo com o diagnóstico, que precisa ser feito por meio de exames.

Tratamento
Para todos aqueles que sofrem de doenças por depósito de cristais, vale a regra: alimentação saudável, controle de peso, redução de bebida alcoólica, prevenção e tratamento da diabetes e redução dos níveis de colesterol e pressão arterial.

O "alopurinol" é um dos medicamentos mais eficazes para tratar a gota. Ele não pode ser usado por pacientes com insuficiência renal, pois age diretamente na eliminação do ácido úrico pelos rins.

Esse remédio, portanto, só deve ser tomado com indicação médica e, uma vez prescrito, não pode ser abandonado, senão as crises voltam. O alopurinol é distribuído gratuitamente pelo SUS.

Ácido úrico se controla com alimentação!

O ácido úrico faz parte das substâncias presentes no nosso organismo. Produzido a partir das proteínas (sobretudo carnes) que comemos, boa parte dele é eliminada pelos rins. Uma parte, porém, permanece no sangue. Até aí tudo bem. 
O problema, segundo a endocrinologista Ana Cristina Reis, de Salvador, é quando os níveis ficam muito altos – condição chamada de hiperuricemia. Se fugir do controle, a situação pode levar a doenças com sintomas bem chatos, como pedra nos rins e gota (quando o ácido úrico se acumula e calcifica as articulações). A boa notícia é que dá para equilibrar a taxa desse composto só mudando a alimentação. Veja a seguir  o que é bom incluir na dieta e o que deve ser evitado.


Fatores que contribuem para o aumento da substância no sangue

■ Alimentação desregrada
■ Pressão alta
■ Consumo excessivo de bebida alcoólica
■ Doenças renais crônicas
■ Obesidade
■ Uso de diuréticos do tipo tiazídicos, e de remédios à base de salicilatos (para tratar inflamações e dor)



Consequências do descontrole

Dor, inchaço e vermelhidão na pele, além de dificuldade para movimentar as articulações, sobretudo dedos, joelho, 
tornozelo e calcanhar. O aparecimento de pedras nos rins também é comum.



Prevenir é o melhor remédio!

Siga uma dieta equilibrada
Cerca de 20% do ácido úrico do corpo vem da alimentação. Então, cuide  do cardápio! O melhor é seguir a dieta prescrita pelo seu médico, mas, no geral, abuse dos vegetais e vá com calma nas carnes, frutos do mar, álcool e refrigerantes (veja mais dicas a seguir).


Hidrate-se
Beba, no mínimo, dois litros de água por dia. Ao aumentar o volume de urina, você reduz a chance de formação de cristais de ácido úrico.


Faça ginástica
Caminhar por 30 minutos ajuda a manter o peso e a evitar o desequilíbrio das taxas da substância.



Chega de incômodo!

✔Alimentos permitidos

■ Arroz branco
■ Chá, café e chocolate 
■ Cereais integrais
■ Frutas, legumes e verduras (especialmente abacate, alface, beterraba, cebola, cenoura, couve, couve-flor, laranja, nabo, pepino, tomate)
■ Leite e derivados
■ Macarrão
■ Ovo
■ Grãos, como soja, feijão e grão-de-bico
■ Oleaginosas, como nozes, castanhas e amendoim
■ Peixes magros, como pescada, badejo e corvina


✘Alimentos não permitidos

■ Embutidos, como bacon, linguiça, salame, presunto e salsicha (segundo a OMS, o consumo frequente desses alimentos ainda aumenta as chances de câncer colorretal!)
■ Bebidas alcoólicas, principalmente cerveja
■ Temperos prontos, como caldos de galinha e carne
■ Peixes gordos, como truta, salmão, arenque e bacalhau
■ Refrigerantes e sucos artificiais (bebidas açucaradas em geral)
■ Vísceras, como coração de galinha, rim, fígado e moela


Embora algumas fontes de proteínas vegetais (espinafre, lentilha e ervilha) sempre tenham sido excluídas da dieta de quem sofre com o ácido úrico elevado, estudos recentes mostram que eles não são desencadeadores do quadro de gota.  Então, não estão proibidos; basta comê-los com moderação. 

Sucos contra a crise

Cenoura
Como ela tem efeito alcalinizante, é muito indicada para controlar o excesso de ácido úrico que se armazena nas articulações. Bata no liquidificador duas cenouras médias, sem casca e picadas, com uma beterraba (também sem casca e picada e cinco uvas-passas). Coe e beba.


Melancia 
A fruta contém licopeno, que combate os radicais livres e, de brinde, acelera a eliminação do ácido úrico. Faça um suco da polpa e tome à tarde.


Pepino 
Possui baixo teor de purinas (proteínas contidas em muitos alimentos) e bastante água, o que pode ajudar a reduzir os níveis de ácido úrico. No liquidificador, bata bem um pepino picado, dois talos de aipo, uma rodela de limão sem casca, um pedaço pequeno de gengibre e 100 ml de água. Beba um copo por dia.

Fique de olho: a taxa normal de ácido úrico no sangue é de 3,4 a 7,0 mg/dl nos homens e de 2,4 a 5,7 mg/dl em mulheres

ALIMENTOS QUE COMBATEM E CAUSAM ÁCIDO ÚRICO

Atenção para os alimentos permitidos, moderados e proibidos !!!


Alimentos permitidos

  • Cereais e derivados
  •  Leite e derivados
  •  Chás e café
  • Vegetais
  •  Frutas e sucos
  • Pão branco/biscoitos de água e sal/bolos secos
  • Manteiga ou margarina
  • Sorvete
  • Arroz, batata e MACARRÃO.

Alimentos de consumo moderado:

  • Ovos. Mas atenção à quantidade: máximo de 3 unidades por semana
  • Aves – consumir 80 g (1 filé) por dia
  • Peixes maiores – apenas permitida 1 porção por semana (1 posta grande)
  • Leguminosas (FEIJÃO, lentilha) – no máximo ½ xícara (chá) por dia
  • Carne de boi – 80 g (1 fatia) por dia
  • Grãos e sementes – consumir ½ xícara (chá) por dia

Alimentos proibidos:

  • Miúdos (coração, rins e fígado)
  • Vitela, bacon e embutidos
  • Frutos do mar em geral, sardinha, arenque, anchovas, bacalhau, camarão, ovas de peixe
  • Caldo de carne em tabletes
  • Peru
  • Bebidas alcoólicas, principalmente cerveja
  • Tomate e molho de tomate
  • Aspargos, COGUMELOS, ervilhas, couve-flor e espinafre

Caldo de Feijão Preto: Tratamento para a artrite, gota e dor nas articulações

Evidências mostram que o caldo de feijão preto cozido é uma forma de tratamento curativo na ajuda contra a artrite, isso porque possuem grandes quantidades de antocianinas, os mesmos nutrientes encontrados no suco de cereja, romã e vinho tinto.
Os tratamentos para artrite e gota, com remédios caseiros, como caldo de feijão preto, oferecem uma proteção especial antioxidante, isso reduz os níveis de ácido úrico, a dor e a inflamação, e deve ser parte de seu arsenal de remédios caseiros.
Antocianinas dão a algumas frutas, verduras e legumes sua cor vermelho-púrpura escura, e são uma excelente maneira de identificar alimentos que combatem a inflamação. Os feijões pretos possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a eliminar as dores, tão constantes na artrite, gota e outras complicações articulares.  Na Artrite Reumatoide os tratamentos naturais fazem parte de uma ajuda segura e barata para todos os tipos de dor nas articulações. Os nutrientes encontrados no caldo de feijão preto reduzem o ácido úrico no sangue, com isso reduzindo também os depósitos de cristais de ácido úrico nos rins e nas articulações.

RECEITA DE CALDO DE FEIJÃO PRETO PARA O ALÍVIO DA ARTRITE E GOTA.

caldo de feijão preto
caldo de feijão preto

O caldo de feijão peto é fácil de preparar, sendo um tratamento caseiro para ajuda no tratamento de artrite e outras complicações articulares, uma ajuda importante em qualquer dieta para alívio na artrite gotosa.
Junto com o suco de cereja, vinagre de maçã, água com limão e bicarbonato de sódio, que são bebidas que ajudam a equilibrar o ph, você deverá usar o caldo de feijão preto, isso irá ajudar a prevenir a dor agonizante e a incapacidade associada com gota e a artrite.

PREPARO DO CALDO DE FEIJÃO PRETO.

Utilize feijões orgânicos quando for possível. Siga as instruções simples abaixo.
1. Lavar cerca de 200 gramas de feijão preto em água fria e limpar muito bem, removendo todo o grão e detritos.
2. Cubra os feijões pretos com 2 litros de água filtrada ou purificada e leve para ferver. Manter a panela tapada para preservar o líquido.
3. Abaixe o fogo e deixe a água e o feijão ferver por cerca de 60 minutos.
4. Quando o feijão estiver cozido completamente, coe o líquido e deixe esfriar. O caldo escuro do cozimento compreende a simples cura para alívio da dor da artrite e da gota.
5. Comece por beber duas xícaras de caldo de feijão preto, uma vez por dia e observe seus efeitos sobre os seus sintomas.
Aumente a quantidade conforme necessário para alívio eficaz da dor que tanto transtorno causa nos pacientes com artrite, gota e outras patologias reumáticas.
A parte restante do caldo deve ser guardada na geladeira. Pode ser consumido frio ou reaquecido, mas não no micro-ondas.
Os grãos de feijão preto restantes podem ser adicionados em saladas ou outros pratos e oferecem uma nutrição adicional. Sempre que for possível faça o seu caldo de feijão preto com grãos orgânicos para evitar produtos químicos, agrotóxicos e transgênicos.
Obtenha os nutrientes ideais que lhe darão alívio no tratamento da artrite e gota. Se você é sensível ao caldo e venha a desenvolver gases, tente adicionar algumas algas kombu ao caldo durante o cozimento para ajudar a remover as substâncias que causam a fermentação. Elas não têm nenhum sabor.
Remova o kombu após o cozimento. Você também poderá tomar uma enzima digestiva anti-gases para ajudar a eliminar qualquer reação.
Você deve consumir o caldo de feijão preto como tratamento natural ao primeiro sinal de um ataque de gota, Isso também pode ser utilizado para reduzir a dor articular e muscular na fibromialgia diminuindo a rigidez, e a dor.
Nesse artigo demos o foco principal ao caldo de feijão preto por ser um alimento muito rico em Antocianinas que trás alívio nas dores articulares, mas se você sofre com os sintomas causados pela artrite reumatoide ou gota, você deveria acrescentar à sua dieta outros alimentos que também possuem grande teor de Antocianinas.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE AS ANTOCIANINAS.

Alimento roxo é sinal de saúde, veja outros alimentos que possuem Antocianinas:
Quanto mais intensa a sua coloração, quanto mais para o roxo-escuro e o azul for esse alimento, maior a quantidade de antocianinas e maior a sua capacidade de ação anti-inflamatória e isso significa maior alívio para as dores em artrites e doenças reumáticas.

VEJA ALGUNS ALIMENTO RICOS EM ANTOCIANINAS.

1. Milho roxo
2. Amora
3. Açaí
4. Framboesa
5. Cereja
6. Uvas (sua grande concentração está na casca)
7. Jabuticaba (também na casca)
8. Morango
9. Acerola
10. Ameixa-japonesa (outra que você precisaria comer com a casca)
11. Suco de Uva
12. Vinho tinto

tratamento para baixar os níveis de ácido úrico

O tratamento para baixar os níveis de ácido úrico no sangue e aliviar os sintomas de gota, além dos remédios para eliminar o ácido úrico elevado, deve contemplar uma alimentação adequada. Conheça os alimentos proibidos para manter o ácido úrico baixo e controle seus sintomas de gota.

Como tratar os sintomas de gota?

Se você sofre de gota, saberá que ela está intimamente relacionada com os níveis de ácido úrico no sangue. O tratamento para baixar o ácido úrico elevado deve contemplar diferentes aspectos, que são muito importantes levar em conta:
Consuma alimentos bons para baixar o ácido úrico. Em primeiro lugar, inclua na sua dieta alimentos recomendados contra o ácido úrico já que estes ajudarão a baixar sua uremia e por conseguinte, aliviarão seus sintomas de gota.
Recorra aos remédios caseiros contra a gota. Por outro lado, os remédios naturais para baixar o ácido úrico são uma alternativa de tratamento que você pode levar em conta para melhorar sua gota.
Evite os alimentos que sobem o ácido úrico. Em qualquer caso, você deve seguir certas orientações alimentares. Existem determinados alimentos proibidos que você deverá eliminar da sua dieta para manter o ácido úrico baixo e evitar os sintomas de gota.



Lista de alimentos ruins para o ácido úrico alto

Leve em conta a seguinte lista de alimentos que não são bons para a gota e evitará agravar seus sintomas.
Proibidos

Você deve eliminá-los da sua dieta.
Peixes como o linguado, a sardinha, as anchovas, o arenque, a cavala e os mariscos.
Vísceras, como o fígado, os rins, o coração e a moela.
Carnes vermelhas, de porco e de cordeiro.
Extratos de carne na forma de cubinhos para caldos ou preparados para sopas.
Gorduras animais contidas na nata e manteiga.
Álcool. Bebidas que o contêm.
Café, chá.
Bebidas de cola.
Restringidos

Você deve consumi-los com moderação.
Verduras ricas em purinas, como o espinafre, os aspargos, os champignons, o alho poró, a couve-flor e os rabanetes.
Lácteos. Especialmente os lácteos inteiros
Doces, como chocolate, bolos e tortas.
Temperos como a maionese.

E você... conhecia esta lista de alimentos ruins para o ácido úrico? Você os leva em conta na hora de planejar sua dieta?



Como baixar o ácido úrico?

Por último, embora evitar os alimentos proibidos para o ácido úrico alto seja muito importante para prevenir os sintomas de gota, não é menos seguir uma alimentação que ajude a baixar seus níveis no sangue. Para isso leve em conta as seguintes recomendações.
Faça uma dieta baixa em purinas. O ácido úrico é um derivado da oxidação das purinas, daí que é muito importante que você reduza o conteúdo de purinas das suas refeições diárias.
Consuma alimentos hipouricemiantes. Este tipo de alimentos não só evitarão que seu ácido úrico suba até as nuvens, mas também ajudarão a baixar seus níveis no sangue.
Elimine os alimentos hiperuricemiantes. Estes alimentos, por outro lado, são muito ricos em purinas e seu consumo fará que seu ácido úrico se eleve a limites pouco saudáveis, agravando seus sintomas de gota. Por essa razão, você deve evitá-los a todo custo.

quarta-feira, 14 de março de 2018

Dor da Gota, ácido úrico, o que pode comer e beber ?

Os ataques de gota causam tanta dor que podem impedi-lo de dormir a noite inteira. Eles ocorrem quando cristais de urato de sódio se acumulam nas articulações. Na maioria das vezes, o dedão é afetado, mas outras juntas nos pés e mãos podem ser também. As articulações ficam doloridas e inflamadas. A maneira mais eficaz de tratar a gota é usar os remédios recomendados pelo médico, mas é possível complementar a medicação com tratamentos caseiros para controlar a dor e com mudanças no estilo de vida para reduzir as chances de crises futuras.

Eleve a articulação inchada. Desta maneira, a circulação aumenta, assim como a drenagem venosa.
Se o pé for afetado, deite-se na cama e coloque-o em uma pilha de travesseiros para elevá-lo.
Caso ele esteja muito dolorido, pode ser difícil até mesmo cobri-lo com um lençol

Dê alívio à articulação aplicando gelo. O gelo ajuda a diminuir a inflamação e a dor aguda.
Aplique por 20 minutos e, em seguida, faça um intervalo para a pele aquecer. Deste modo, evita-se que o gelo cause danos.
Caso você não tenha gelo pronto, é possível usar um pacote de legumes congelados.
Sempre embrulhe o gelo ou o pacote de congelados em uma toalha fina para que não fique em contato direto com a pele.
Experimente anti-inflamatórios não-esteroides de venda livre. Estes remédios podem ajudar a diminuir a inflamação e a dor. Tome-os em uma crise e nos dois dias subsequentes.
Opções possíveis de tais medicamentos são ibuprofeno e naproxeno sódico.
Estes remédios não são recomendados para pessoas com úlceras ou sangramentos estomacais, problemas renais ou de pressão.
Não tome aspirina. Ela pode aumentar o nível de ácido úrico no sangue.
Se estiver tomando outras medicações, consulte um médico para evitar possíveis interações medicamentosas.

Faça alterações na dieta para diminuir a ingestão de purina. Ao digerir a purina, o corpo produz ácido úrico, que pode se depositar na forma de cristais de urato de sódio nas articulações. A redução da quantidade de purina na alimentação faz com que se diminua a quantidade de purina a ser processada pelo organismo.
Coma menos carne vermelha, como bife.
Não consuma carnes de caça, como a de coelho, faisão e veado.
Evite vísceras, como fígado, rins, coração e molejas.
Reduza a ingestão de frutos do mar, principalmente caviar e crustáceos como mexilhões, caranguejos e lagostas. Você também não deve comer peixes oleosos como sardinha, anchova, carapau, anchoveta, alevinos, arenque e truta.
Extratos de leveduras e de carne também têm muita purina. Estes incluem marmite (produto alimentar britânico), Bovril (extrato salgado de carne bovina) e muitos caldos de carne industrializados.
Laticínios com baixo teor de gordura podem diminuir o risco de ataques de gota.
Beba menos álcool. Bebidas alcoólicas, principalmente cerveja e destilados, têm uma quantia alta de purina.
Uma taça ocasional de vinho não é um problema e pode até trazer benefícios.
Uma bebedeira pode provocar uma crise de gota.