domingo, 30 de novembro de 2008

A gota é uma doença muito grave

A gota (eleveção do ácido úrico) é uma das doenças mais antigas registradas na história da Medicina. Trata-se de uma doença crônica, não contagiosa, mas que passa pelas gerações de uma mesma família. Estima-se hoje que 2% da população mundial sofre de gota e que entre os doentes, há uma mulher para cada oito homens. A doença que aparece geralmente após os 35 anos de idade, ocorre devido a um acúmulo de ácido úrico no sangue e isto pode acontecer tanto pela produção excessiva quanto pela eliminação deficiente da substância úrica.

O ácido úrico é uma substância produzida pelo nosso organismo quando da utilização de todas as proteínas que nós comemos na alimentação do dia-a-dia. Numa explicação mais simplória, pode-se dizer que quando as moléculas de proteínas dos alimentos são partidas em pedaços dentro do nosso organismo para servir de energia, o que sobra de todo esse processo é o ácido úrico. É normal que o ácido úrico esteja presente no sangue em quantidades previstas, mas quando ocorre uma produção excessiva ou uma deficiência na sua eliminação pelo rim, a sua concentração no sangue pode aumentar demais atacando principalmente as articulações, provocando a gota úrica, ou os próprios rins, produzindo cálculos renais (pedras nos rins).

Os valores considerados normais de ácido úrico no sangue são:

Homens adultos = 3,4 - 7,0mg/dL
Mulheres adultas = 2,4 - 6,0mg/dL


A progressão da doença

Nas articulações, o começo de tudo é uma dor forte, geralmente no dedo maior de um dos pés. A articulação do pé, por ser naturalmente desprotegida é geralmente a primeira a ser atingida pela gota. A dor é aguda e súbita e a região onde a crise acontece fica vermelha e muito inchada. Os sintomas da primeira manifestação da doença duram entre três e quatro dias e se a pessoa não procura ajuda, essa primeira manifestação passa por um tempo.

Entretanto, se não for feito um tratamento devido desde a primeira manifestação da gota, as crises continuam e podem atingir outras articulações como as do joelho, do cotovelo, mãos e ombros com as mesmas características: vermelhidão local e inchaço. É a artrite gotosa, que irá piorar se o doente não fizer dieta, repouso e usar medicamentos adequados.

Outra manifestação característica da gota é a formação de tofos sobre as articulações, que são como caroços cheios de substância branca dentro, que às vezes vazam durante as crises de gota sucessivas.
A chamada gota crônica é o estágio mais sério da doença, pois as complicações já se instalaram em outros órgãos do corpo, além das articulações. Neste caso, podem surgir por exemplo deformidades e defeitos irreversíveis nas articulações.

É importante também lembrar que a primeira manifestação da doença pode ser outra. Ou seja, a formação de cálculos renais, pedras nos rins que se formam uma após a outra, mesmo que sejam eliminadas.

As causas da crise e o tratamento

Geralmente uma lesão trivial ou um exercício além do habitual pode desencadear os episódios. A obesidade e dietas pobres em carboidratos também são fatores que podem precipitar uma crise. 
O consumo excessivo de álcool é outro fator importante pois pode provocar acúmulo do ácido úrico nos rins e quando isso ocorre, a doença geralmente está em estágio mais grave. A cada inflamação, o rim cicatriza e se retrai. Essa retração deixa as artérias mais estreitas e com isso o sangue tem mais dificuldade de passar. Quando isso ocorre, o corpo, numa tentativa de resolver o estreitamento arterial, secreta uma substância chamada angiotensina que aumenta a pressão sangüínea.
Entretanto, essa hipertensão não acontece apenas no rim, mas em todo o organismo. Assim, a gota pode levar às doenças conseqüentes da hipertensão, como infarto do miocárdio ou derrames.

Contudo, entre os fatores que desencadeiam a crise, o mais importante é a alimentação. Uma dieta rica em substâncias denominadas purinas (que fazem parte das proteínas) resulta em um aumento da concentração de ácido úrico no sangue e, portanto, alimentos ricos nessas substâncias devem ser evitados. Entretanto, a restrição rígida de alimentos contendo purinas geralmente é recomendada no estágio agudo da doença, sendo que durante o estágio intermediário das crises, o tratamento dietético para pacientes que se mantém medicados visa uma dieta normal adequada. A seguir, veja quais são os alimentos com teor alto, médio e baixo em purinas.

Dieta para tratar da gota

Alimentos com alto teor de purinas/consumo deve ser evitado

- Carnes como vitela, bacon, cabrito, carneiro ou ovelha, embutidos
- Miúdos como fígado, coração, língua, rim e miolos
- Peixes e frutos do mar como sardinha, salmão, truta, bacalhau, arenque, anchova, ovas de peixe, mexilhão, marisco
- Aves como galeto, peru, pombo e ganso
- Bebidas alcoólicas de todos os tipos
- Caldo de carnes e molhos prontos
- Fermento de pães

Alimentos com médio teor de purinas/consumo moderado

- Carnes de vaca, frango, porco, coelho e presunto
- Peixes e frutos do mar não citados acima, bem como camarão, ostra, lagosta, caranguejo
- Leguminosas como feijão (exceto feijão adzuki), soja, grão de bico, ervilha e lentilha, aspargo, cogumelos, couve-flor e espinafre
- Cereais integrais como arroz integral, trigo em grão, centeio e aveia
- Oleaginosas como côco, nozes, amendoim, castanhas, pistache, avelã

Alimentos com baixo teor de purinas/consumo permitido

- Leite, chá, café, chocolate, queijos magros, ovos cozidos, manteiga e margarina
- Cereais e farináceos como pão, macarrão, sagu, fubá, mandioca, araruta, arroz branco e milho
- Vegetais como couve, repolho alface, acelga, agrião, radiche
- Doces e frutas de todos os tipos, incluindo todos os sucos

Dicas importantes

- A dieta para pessoa com gota deve ser moderada em proteínas, rica em carboidratos e relativamente pobre em gordura e deve incluir alimentos com baixos teores de purina.
- O consumo de gorduras deve ser reduzido pois o excesso diminui a excreção de ácido úrico.
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool precipita o ácido úrico, facilitando a formação de cristais.
- Líquidos como água e sucos devem ser ingeridos à vontade (mais de três litros por dia), o suficiente para que a urina esteja sempre clara. Isso facilita a excreção de ácido úrico e minimiza a possível formação de cálculos.
- É preciso lembrar que, fora das crises de dor, exercícios físicos são sempre necessários, mesmo que em pouca quantidade, pois não raro, há excesso de peso e vida sedentária entre as pessoas com gota. E a redução de peso é sempre útil e ajuda a reduzir a hipertrigliceridemia que existe em 75% dos pacientes com gota.
- Não fique longos períodos sem se alimentar. Quem fica muito tempo sem comer é candidato em potencial a ter uma taxa elevada de ácido úrico. Isso porque, em jejum, o corpo acaba degradando a proteína muscular como fonte de energia, gerando uréia como um dos seus subprodutos.
- Medicamentos, quando receitados, devem ser seguidos por todo o tempo recomendado, pois podem ter efeito incompleto se interrompidos.
- Para finalizar, é preciso ter em mente que a gota é uma doença crônica e grave, capaz de provocar muita dor e desconforto se não for tratada com seriedade pelo doente . Por isso, é necessário tratar a doença, muitas vezes para o resto da vida. Portanto, o seu médico poderá lhe orientar nos exames necessários para avaliar o quanto de ácido úrico o seu organismo está formando e excretando e se você está ou não comendo demais alimentos com altos níveis de purinas.

Monte sua revenda VOIP

http://www.griffodigital.com.br

83 comentários:

  1. muito bom, obrigado pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  2. foi muito valido pra mim. Obrigada pelos esclarecimentos.

    ResponderExcluir
  3. valeu, pela explicação, foi de suma importancia esses topicos que vc colocou no site

    ResponderExcluir
  4. Muito bem esclarecido, ajuda muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. OLÁ, LI NUM SITE QUE A GOTA NÃO É UMA DOENÇA "GRAVE" E AGORA LI NESSE SITE QUE É, QUAL É REALMENTE A VERDADE, É GRAVE OU NÃO É???
    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza é grave pois impede de vc trabalhar.

      Excluir
    2. eh grave sim. qdo nao reduzido os cristais, ela pode se tornar cronica e isso pode levar a desencadear doença renal cronica. meu marido tem e so nos dois sabemos as dores q ele tem, como o tratamento tb tem seus contras, uma vez q alguns medicamentos desencadeiam outros problemas.

      Excluir
    3. É muito grave se não levar a sério, o tratamento e suas restrições, quem tem esse problema tem que levar a sério para que a doença não evolua, pois leva a morte, com o comprometimento dos rins, tive um parente que morreu dessa maneira.

      Excluir
  6. é grave pra quem tem pq traz mto desconforto dores e ...até esteticamente falando pode ficar mt feio.....rsrs

    ResponderExcluir
  7. Ôôô "dor dus infernos", estou na minha segunda crise e espero que seja a última, vou tentar seguir as dicas e tambem procurar saber de um medico que atende em Bauru-Sp. Alguem ja consultou com ele??
    lceliocosta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofri com crises de gota por aproximadamente 10 anos, foram várias tentativas de tratamento (homeopáticos, nutricionistas, medicina tradicional, etc…) porém apos várias tentativas em vão, foi atraves de um produto natural que adquiri a cura e fiquei livre das crises de ácido úrico desde 2007 quando fiz o tratamento com esse produto natural “Elixir Gotas Milagrosas” durante 03 meses, apartir daí acabei me tornando um representante exclussivo do produto em meu estado e por fim já tenho recebido vários depoimentos de cura dos clientes que adquiriram o “Elixir Gotas Milagrosas”.
      Caso tenham interesse em adquirir o produto entrem em contato comigo e darei todas as informações.
      Email: gota_nunca_mais@hotmail.com
      Tel: (75) 3481-2787 ou 9197-3428.

      Excluir
    2. Não funciona não essa treta... eu tenho gota a 23 anos e não tem cura nenhuma então não vem com essas gotas milagrosas! kkkkkkkkkkkkk
      Meu olha o nome dessa treta... cê acha que é real?
      To rindo de vc!

      Excluir
    3. Minha gota era crônica , fiz tratamento com Médico de Bauru e menus problemas foram resolvidos , atualmente a filha dele está atendendo em São Paulo , ela se chama Dra Roberta Pernambuco , liga para Bauru 015 14 3223-3387

      Excluir
  8. quem tem gota tem direito a aposentadoria???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita nós... Mas brasileiro é um bicho vagabundo mesmo. Bastas achar uma unha encravada pra querer se encostar.

      Excluir
    2. Alguns são vagabundos, de fato. Outros, como você, são burros mesmo.Não sabem nada a respeito da doença e ficam querendo dar lição de moral...

      Excluir
    3. Ele pesa a Deus pra não sintir uma crise de Gota. Só quem tem sabe o quanto e ruim.

      Excluir
  9. Já tive algumas crises dessa doença, é muito
    desconfortável e estou fazendo o tratamento e
    não esou vendo muito resultado.
    Cubati-Pb.

    ResponderExcluir
  10. Eu gostaria de saber se alguem conhece algum especialista para recomendar, pois eu preciso de um bom tratamento e acompanhamento de um PHD no assunto.
    se tver favor me informar...

    sidney@sardagna.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofri com crises de gota por aproximadamente 10 anos, foram várias tentativas de tratamento (homeopáticos, nutricionistas, medicina tradicional, etc…) porém apos várias tentativas em vão, foi atraves de um produto natural que adquiri a cura e fiquei livre das crises de ácido úrico desde 2007 quando fiz o tratamento com esse produto natural “Elixir Gotas Milagrosas” durante 03 meses, apartir daí acabei me tornando um representante exclussivo do produto em meu estado e por fim já tenho recebido vários depoimentos de cura dos clientes que adquiriram o “Elixir Gotas Milagrosas”.
      Caso tenham interesse em adquirir o produto entrem em contato comigo e darei todas as informações.
      Email: gota_nunca_mais@hotmail.com
      Tel: (75) 3481-2787 ou 9197-3428.

      Excluir
  11. doença grave pode levar conceguençias ao coraçao

    ResponderExcluir
  12. oBRIGADA, MEU PAI DESCOBRIU AGORA COM 50 ANOS E A IRMÃ DELE TEM.

    mAS TODOS OS TIPOS DE FRUTAS NÃO SÃO NÃO, POIS AS QUE TEM ALTO TEOR DE ÁCIDO O MÉDICO TIROU DA ALIMENTAÇÃO DELE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE O MÉDICO "TIROU" A ALIMENTAÇÃO DELE, DENTRO EM BREVE ELE NÃO MAIS SOFRERÁ DESSE MAL. ELE ESTARÁ MORTO!!KKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. Ô ZÉ MANÉ O DE 9 DE JANEIRO ESTAVA SE REFERINDO A FRUTAS, SEU FRUTA

      Excluir
  13. cerejas "in natura" são indicadas no combate à gota

    ResponderExcluir
  14. SIM VALEU A INFORMAÇÃO E QUANDO A DOENÇA APARECE NUMA ADOLESCENTE DE 15 ANOS COMO SE PODE TRATAR OBRIGADA E UM FELIZ 2011

    ResponderExcluir
  15. SOMENTE O DR.PERNAMBUCO EM BAURU TEM A CURA PRA ESSA MALDITA DOENÇA, POIS CONSEGUI MARCAR A MINHA CONSULTA SOMENTE PARA SETEMBRO DE 2011, A CLIENICA DELE É LOTADA VEM GENTE DO MUNDO TODO E É PRECISO ESPERAR MESES PARA SE CONSEGUIR UMA VAGA NA AGENDA, A CONSULTA EM BAURU CUSTA R$ 400,00 E EM SÃO PAULO COM A FILHA DELE CUSTA R$ 450,00 SEI QUE NÃO É BARATO MAIS VOU PAGAR O PREÇO E ME LIVRAR DESTA DOENÇA, POIS UM AMIGO MEU JÁ ESTAVA NA CADEIRA DE RODAS, COM ATAQUES FREQUENTES DE GOTA E JÁ NÃO ANDAVA MAIS, E AGORA O CARA JOGA FUTEBOL DUAS VEZES POR SEMANA.POIS FOI ELE QUE ME DEU O TELELEFONE DO DR.PERNAMBUCO EM BAURU. TEL 14-3223-3387 E O ENDEREÇO DA DR.DRA ROBERTA EM SÃO PAULO-SP É RUA GROELANDIA, 482 - JD.PAULISTA MAS TODA CONSULTA É MARCADA POR BAURU. BOA SORTE Á TODOS, VOU SOFRE ATÉ O DIA 27 DE SETEMBRO DE 2011.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E AI VC FOI COMO ESTA AGORA DEPOIS DA CONSULTA COM O MEDICO,MELHOROU.

      Excluir
  16. tenho 37 anos e tenho gota preciso de ajuda urgente pois a dor e terrivel se existe cura quero logo ficar livre dessa doenca terrivel. ador e inssuportavel.tel. 29503143

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofri com crises de gota por aproximadamente 10 anos, foram várias tentativas de tratamento (homeopáticos, nutricionistas, medicina tradicional, etc…) porém apos várias tentativas em vão, foi atraves de um produto natural que adquiri a cura e fiquei livre das crises de ácido úrico desde 2007 quando fiz o tratamento com esse produto natural “Elixir Gotas Milagrosas” durante 03 meses, apartir daí acabei me tornando um representante exclussivo do produto em meu estado e por fim já tenho recebido vários depoimentos de cura dos clientes que adquiriram o “Elixir Gotas Milagrosas”.
      Caso tenham interesse em adquirir o produto entrem em contato comigo e darei todas as informações.
      Email: gota_nunca_mais@hotmail.com
      Tel: (75) 3481-2787 ou 9197-3428.

      Excluir
    2. Só o Dr. José CArlos Pernambuco, em Bauru, e sua filha, Dra. Roberta Pernambuco, no Itaim Bibi, resolvem a gota. Fiz o tratamento com a Dra. Roberta. Hoje meu nível de ácido úrico é 3,0. posso comer tudo. vale apena o tratamento com eles.

      Excluir
  17. Meu pai tem GOTA, fica até semanas de cama sem poder trabalhar!
    Ele pode se aposentar por causa da GOTA ?
    se souberem me envie um resposta por email.
    ninilvzt@hotmail.com
    Grato.

    ResponderExcluir
  18. obrigado pela informação estou com gota tenho que seguir todos estes procedimentos, mais tinham minhas duvidas hoje estou esclarecidas obrigado pela informação

    ResponderExcluir
  19. obrigada pelas informações Já tive duas crises dessa doença mas mesmo sem as crises doi todas as minhas articulações, é muito
    desconfortável ñ quero ter deformações vou seguir as dietas sugeridas e ingestão de água principalmente, estou fazendo o tratamento e
    sem muito resultado.mas ñ entendi bem o q o médico tentou m passar na consulta...Nada melhor q informação.

    ResponderExcluir
  20. tenho gota e todo mes levo atestado no trabalho posso perder meu emprego por isso oq fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofri com crises de gota por aproximadamente 10 anos, foram várias tentativas de tratamento (homeopáticos, nutricionistas, medicina tradicional, etc…) porém apos várias tentativas em vão, foi atraves de um produto natural que adquiri a cura e fiquei livre das crises de ácido úrico desde 2007 quando fiz o tratamento com esse produto natural “Elixir Gotas Milagrosas” durante 03 meses, apartir daí acabei me tornando um representante exclussivo do produto em meu estado e por fim já tenho recebido vários depoimentos de cura dos clientes que adquiriram o “Elixir Gotas Milagrosas”.
      Caso tenham interesse em adquirir o produto entrem em contato comigo e darei todas as informações.
      Email: gota_nunca_mais@hotmail.com
      Tel: (75) 3481-2787 ou 9197-3428.

      Excluir
  21. Gente....meu pai teve gota durante 40 anos, dói de ver a dor dele...porém nós fomos no Dr Pernambuco em Bauru, realmente a agenda dele é lotada, realmente nao é barato pagar R$400 porémmm meu pai, hj 1 ano e meio depois da primeira consulta meu pai nunca mais teve a crise (ele chegava a ter 5 por ano)e hoje ele fala q paga com prazer...entao nao desistam, marquem com o Dr Pernambuco, esperem os 6meses q será preciso para seu dia chegar mas vc será feliz!!! eu garanto....

    ResponderExcluir
  22. Uma outra coisa importante que o Dr Pernambuco faz: para cada tipo de paciencia é um remédio, por tanto, nao caia na besteira de pegar a receita do amigo...qd vc vai na consulta dele ele pede um batelada de exames para entender como estao seus rins e varias outras coisas e aí passa a receita do seu remedio (milagroso) e outra coisa superrrr importante ele nao restringe NADA da alimentaçção...meu pai nunca comia nada rico em acido urico e hoje com a medicação ele come e bebe td o q tem vontade normalmente....ja foi em 3 consultas o indice das taxas dele de acido urico caíram absurdamente....para vcs terem uma ideia, infelizmente meu pai teve um AVC (pequeno) semana passada e no hospital nao permitem tomar medicamentos prescritos ( o que ele toma para gota) e ele teve gota 4 dias depois de parar de tomar os medicamentos....espero que meu depoimento ajude vcs que sofrem com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse Dr. Pernambuco atende algum plano ??? Ele é médico Espirita ?

      Excluir
    2. NÃO, NÃO ATENDE, E A CONSULTA FICA EM 600 REAIS COM MARCAÇÃO DE CONSULTA COM 1 ANO DE ANTECEDENCIA

      Excluir
  23. Para aliviar a dor eu tomo um remedio chamado Colchim 1mg 4dias e depois 0,5mg até sumir,acompanhado de outro medicamento que se chama piroxicam,mas depois de varias crises já não ta fazendo muito efeito não, mas numa emergencia fazer o que? p.s. não sou medico sou paciente

    ResponderExcluir
  24. Tenho ácido úrico para prevenir as crises tomo 3 vezes ao dia suco de melancia, pois hidrata e facilita excreção na urina e mantendo a dieta permitida. A gota não tem cura e se vc não controlar vai terminar fazendo hemodialise.

    ResponderExcluir
  25. aonde estao os cientistas para achar o remedio certo para esta doença maligna?

    ResponderExcluir
  26. tenho gota nao aguento mais estou aqui escrevendo para vcs amigos meu emprego esta no por um fil estor de atestado estou deprimido nao tenho forças começou no dedo do pe hoje esta no pe inteiro todo tipo de tratamento ja fiz nao aquento mais a dor parece que o pe esta quebrado muita dor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo meu marido é caminhoneiro já teve dias dele passar parado no acostamento esperando alguem ajudalo a ir até uma farmacia tomar injeção,ele conseguiu uma receita do dr pernanbuco de bauru-sp e já faz mais de 02 anos que não tem mais crises...
      se quiser a receita tá ai, na minha cidade 120 capsulas ficam 59,00 e eles não colocam colchicina pq não tem na manipulação dai eu compro na farmacia e ele toma uma capsula do manipulado e 01 do colchicina...

      tenoxicam --10MG
      benzobromarona--25MG
      alupurinol--70MG
      famotidina--40MG
      cochicina-0,5 MG

      pode tomar que vc vai ficar bom...acredite..

      Excluir
    2. Pessoal , meu ácido úrico era muito alton com crise atuais mensais, pois minha primeira crise tive com 22 anos, hj estou com 42 e controlei as mesmas indo no Dr. pernanbuco em Bauru-SP.
      É um martirio toda viagem para lá, pois viajo a noite toda ,mais vale a pena.
      Só quem tem crise sabe como é.....

      Excluir
  27. sou vegetariano, tenho 63anos, e até hoje não tive estes problemas, sou moderado para comer, tomo muita água, e de vez em quando tomo vinho ouuma cachacinha boa para proteger os rins que é o órgão mais importante do nosso organismo

    ResponderExcluir
  28. GENTE PROCURA NO GOOGLE DR PERNAMBUCO DE BAURU-SP ESSE É O UNICO CARA QUE TODOS QUE VÃO SE CURAM DESSA DOENÇA TERRIVEL ...A CONSULTA DELE ERA 450,00 HA 01 ANO ATRAZ...MAIS VALE A PENA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofri com crises de gota por aproximadamente 10 anos, foram várias tentativas de tratamento (homeopáticos, nutricionistas, medicina tradicional, etc…) porém apos várias tentativas em vão, foi atraves de um produto natural que adquiri a cura e fiquei livre das crises de ácido úrico desde 2007 quando fiz o tratamento com esse produto natural “Elixir Gotas Milagrosas” durante 03 meses, apartir daí acabei me tornando um representante exclussivo do produto em meu estado e por fim já tenho recebido vários depoimentos de cura dos clientes que adquiriram o “Elixir Gotas Milagrosas”.
      Caso tenham interesse em adquirir o produto entrem em contato comigo e darei todas as informações.
      Email: gota_nunca_mais@hotmail.com
      Tel: (75) 3481-2787 ou 9197-3428.

      Excluir
  29. PESSOAL VOU RESUMIR ESTA DOENÇA EM PALAVRAS SIMPLES , A GOTA É UMA DOENÇA QUE NAO TEM CURA , OU SEJA VOCE NAO VAI MORRER DELA SE SOUBER TRATAR COM MEDICAMENTOS E CONTROLAR A ALIMENTAÇAO , VOCE NAO VAI MORRER DELA MAS VAI MORRER COM ELA , O QUE TODOS OS MEDICOS FALAM AOS PACIENTES PRATICAMENTE É A MESMA COISA , EVITAR COMIDAS FORTES COMO MORTADELA , PRESUNTO , SALSICHA ,SALSICHAO , EMBUTIDOS EM GERAL , MOLHOS FORTES E POR AI VAI , TOMAR MUITA AGUA E AGUA FAZ BEM PARA QUEM TEM OU NAO , COMER FRUTAS DE PREFERENCIA MAÇA É BARATA E FAZ UM BEM ENORME , EXERCICIOS FISICOS SE QUISER MAS AJUDA , E TOMAR O FAMOSO ALOPURINOL TODOS OS DIAS DEPOIS DO ALMOÇO DEPENDENDO DO NIVEL DE ACIDO URICO NO SANGUE 1 , 2 OU 3 COMPRIMIDOS E COLCHICINA QUANDO ESTIVER COM A CRISE , EU TENHO GOTA DESDE OS 35 ANOS HOJE COM 39 FAZ UM ANO QUE ME CONSULTEI E TOMO ESTA MEDICAÇAO CITADA ACIMA É CLARO QUE CORTEI MUITOS ALIMENTOS DE MINHA DIETA MAS NAO MORRO DE FOME NAO SE ASSUSTEM FOI BOM PERDI QUASE 10 KG SEM FAZER NENHUM EXERCICIO , TOMO MUITA AGUA , SUCO DE MAÇA SEM AÇUCAR E COM CASCA , COMO GRANOLA , AQUELES CEREIAS QUE VENDEM EM SACOS DE 1 KG NO MERCADO , 10 REAIS CADA UM E FAZ UM BEM ENORME , É CLARO QUE NO COMEÇO NAO GOSTEI MUITO AI FUI NUMA NUTRICIONISTA E ELA ME DISSE PARA MISTURAR COM IOGURTE LIGHT E FICA MUITO BOM , TOMO ALOPURINOL TODOS OS DIAS E FAZ POUCO MAIS DE UM ANO QUE NAO TENHO CRISE ,,,,,AH E TOMO CERVEJA APENAS NO FINAL DE SEMANA.....BOA SORTE A TODOS E CADA UM COM SUA CRENÇA......

    ResponderExcluir
  30. A GOTA NAO TEM CURA , VOCE MORRE COM ELA O QUE CADA PACIENTE PODE FAZER E CONTROLAR A ALIMENTAÇAO TUDO VEM ATRAVES DA BOCA , NAO TIRO O MERITO DE QUEM VAI NO TAL DR PERNAMBUCO CADA UM CADA UM , TUDO BEM , MAS PONHAM NA CABEÇA QUE ESSA DOENÇA EXISTE A SECULOS , VOCE PODE É MINIMIZAR A CRISE E EXTENDER AS CRISES

    ALOPURINOL OU ZILORIC QUE É A MESMA COISA - UM GRANDE ALIADO O QUE ELE FAZ , ELE BLOQUEIA A FORMAÇAO DOS CRISTAIS QUE SAO DEPOSITADOS NAS ARTICULAÇOES E SAO ESSES CRISTAIS QUE CAUSAM A DOR , DEVE SE TOMAR TODOS OS DIAS 1 , 2 , 3 COMPRIMIDOS DE ACORDO COM O NIVEL DE ACIDO URICO DE CADA UM É CLARO QUE NAO ADIANTA NADA TOMAR O REMEDIO E NAO SE CUIDAR PELO MENOS UM POUCO.

    COLCHINCINA - SERVE PARA A DOR QUANDO ESTA COM A CRISE , ESTE REMEDIO TEM A VANTAGEM QUE NAO ATACA O FIGADO COMO MUITOS POR AI É ESPECIFICO PARA ISSO

    OBS : O ALOPURINOL DEVE SER TOMADO PELO MENOS DURANTE 3 MESES TODOS OS DIAS SEM FALHAR NENHUM PARA QUE O REMIDIO COMEÇE A FAZER SEUS EFEITOS COM O PASSAR DOS MESES OS DOS ANOS ELE LIMPA AQUELES CRISTAIS QUE JA ESTAO DEPOSITADOS NAS ARTICULAÇOES E É CLARO COMO DISSE TENHO UMA ALIMENTAÇAO MAIS SAUDAVEL , COMER MUITA FRUTA PRINCIPALMENTE MAÇA OU SUCO DELA , AGUA A VONTADE , VERDURAS , CERVEJA PODE , MAS DE PREFERENCIA SO FINAIS DE SEMANA ...... E COM MODERAÇAO NAO ENCHER A CARA TAMBEM..... E É ISSO ENQUANTO O NIVEL DE ACIDO URICO NAO FICA NORMAL ELA VAI PERMANECER ALI............ MAS NAO TEM CURA........ NAO SE ILUDAM.......

    ResponderExcluir
  31. Resta saber o que é pior, viver com gota ou passar o resto da vida tomando chá com repolho com uma dieta "regrada". Acho que a morte é mais suave.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU TENHO GOTA A MAIS DE 15 ANOS, NÃO SIGO DIETA NENHUMA E NEM TOMO ESSE TAL DE ALOPURINOL. QUANDO TENHO CRISE FICO EM CASA TOMANDO ESSA TAL DE COLCHICINA. DEPOIS E SÓ FICAR NA ANTARCTICA GELADINHA. TEMOS QUE APROVEITAR PORQUE A VIDA É CURTA!!! VIVA A CERVEJA, O CHURRASCO, A BATATA FRITA E TUDO O MAIS!!

      Excluir
  32. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  33. é só ir no dr Pernambuco em bauru que vc ficara curado e pode comer tudo e beber também eu garanto pq eu passo com ele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de saber se alguem ja fez uso desta receita e qual o resultado

      Excluir
  34. Muito bom o esclarecimento. Foi de grande valia...muito obrigada. Meu marido tem 54 anos e sofre de gota, hoje mesmo coitado está aqui com gota nos dois pés e com febre. Não tem condições alguma de ir trabalhar amanhã. Gostaria de saber se posso aposentar ele pela doença. Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. “Elixir Gotas Milagrosas” pura picaretagem com quem esta desesperado com as crises , isso nao serve para nada , outra coisa o Dr. Pernanbuco é muito bom , porem deve se tomar muito cuidado com a medicaçao prescrita por ele, normalmente é muito toxica, principalmente para o figao , por isso a importancia de ir a consulta .

    ResponderExcluir
  36. já me tratei com dr Pernambuco e tive problema no fígado, a formula para mim não deu certo acabou destruindo o meu fígado.Ele é referencia em gota, vale apena uma consulta

    ResponderExcluir
  37. Após consulta que havia agendado no Instituto de Reumatologia de Bauru, com o Doutor Pernambuco em pessoa. Paguei 650 reais e, após um atraso de cerca de 3 horas (atraso devido as várias dúvidas dos pacientes e explicação do método), muito contrariado pelo fato de ter esperado tanto, pelo cansaço da viagem (os horários de avião e onibus não ajudavam em nada) tive uma exposição do tratamento. De fato, me surpreendeu a abordagem do tratamento, totalmente diferente da metodologia utilizada por outros médicos reumatologistas com os quais me consultei. Se baseia num tratamento a longo prazo, que visa a redução de fato dos níveis de ácido úrico, de acordo com os resultados dos exames coletados. Em cima desses números, é montada uma formula com colchicina manipulada, sendo que tal medicamento pouquíssimas farmácias possuem autorização para manipulação. Em torno de 220 reais ficou o orçamento do medicamento. Foi analisada a minha condição clínica, alergias, doenças, etc; e como estava tudo normal, foi orientado o tratamento na crise de gota, caso ocorra, de modo totalmente diverso daquele que sempre tratei, e da forma como me foi receitado por vários especialistas em reumatologia - na crise, colchicina 0,5mg de hora em hora, acompanhada na primeira dose de antinflamatório e analgésico, até a dor passar, momento em que se suspende a colchicina e continua com o analgesico e antinflamatorio. Segundo o Doutor, além dos desconfortos causados pela colchicina, o choque deste medicamento no organismo, pela toxicidade, é extremamente perigosa, considerando os níveis letais serem variáveis. Assim, me foi indicado (no meu caso) ao mais rapido sinal da crise (dor) tomar durante dois dias uma tríade de remédios (omeoprazol, colchis 0,5 e nisulid), duas vezes ao dia. Além dos remédios, tomar duas injeções de Profenid.

    O tratamento que outrora tinha conhecimento, era apenas baseado no consumo de Alopurinol (Zylorich 100 ou 300 mg).

    Minha reconsulta ficou para quatro meses, onde novamente, terei que levar alguns exames para comparação e parâmetro de evolução do tratamento.

    Impressões Gerais: o Instituto de Reumatologia de Bauru é muito procurado, gente do Brasil inteiro procura o Dr. Pernambuco, e de fato, na conversa que tive com o mesmo, aparentou ser um profissional lúcido, estudioso, bem como acompanha todas as novidades, tratamentos, medicamentos, principalmente vindas dos EUA, maior polo na pesquisa e aprimoramento dos tratamentos de gota.
    Ainda, oriento que aqueles que forem de avião, não tentem retornar no mesmo dia, pelos horários dos voos é impossível, bem como o tempo de atendimento da consulta pode variar muito - no meu caso o atraso foi de 3h30min, no periodo da tarde.
    A marcação da consulta é um desafio: quando abre o calendário do instituto para agendamento, para o ano seguinte, esgota-se muito rápido; portanto, é muito importante saber a partir de que mês abre-se a agenda para marcação de consultas, e ser rápido no telefone. A minha marquei em 2014, para ser atendido em 2015 - tentei em 2013 e a agenda de 2014 já estava lotada.

    Estou repassando essas informações, pois acho que todo doente de gota, caso tenha interesse de visitar esse profissional, deveria possuir. No meu caso, ajudaria muito - não levei roupas, nada, e tive que pernoitar após encontrar um local barato para ficar - imaginei que conseguiria retornar de avião no mesmo dia.

    abraços e sucesso nos tratamentos a esse mal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou me tratando com o dr Henrique (equipe dr Pernambuco). Estou bebendo as minhas e comendo de tudo! Minha tx ácido úrico está 3,5. Hj a consulta está 750,00 mais 240,00 de medicação mais uns 300,00 de hotel e alimentação (meu caso, duas pernoites, Brasília/Bauru-SP, vou de TAM e compro as passagens com quatro meses de antecedência) e 380,00 de passagens. ESTOU SATISFEITO E FOU ME CURAR DESSA DOENÇA.

      Excluir
    2. Ola amigo tenho gota quase no corpo todo já experimentei de tudo e não tive nenhum resultado, já ouvi falar desse medico de bauru,você poderia me passar essas medicações para que eu possa comprar porque eu não tenho condições de pagar a consulta!

      Excluir
  38. Consultei um médico renomado um dos maiores reumatologista do Brasil fiz uma forma manipulada nunca mas senti dor de gota ja passei um frasco que mando manipular pra um amigo tmb nunca mais ele sentiu dor se alguém tiver interesse posso enviar pra pra testar qquer coisa entrar contato 4198418832 aguinaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio deixe seu e-mail, por favor, pra gente entrar em contato.

      Excluir
    2. Antonio deixe seu e-mail, por favor, pra gente entrar em contato.

      Excluir
    3. Boa tarde, conversei no whats app com o Sr Aguinaldo e fui muito bem atendido e orientado. Cidadão muito educado e amigo. Agora com as informações que tenho, vou procurar um médico de minha confiança para tentar combater essa maldita gota. Muito Obrigado a todos !!

      Excluir
  39. Como é possível tratar a gota comendo pão doces quando se tem diabete que não pode comer nada com açúcar ou com sal?

    ResponderExcluir
  40. Tenho gota sou novo (30 anos) e ja tive variasss crises de não poder levantar da cama pq não tem força...acho que em alguns casos seria ate caso de aposentadoria...so que tem a dor sabe o que passa. Como muito churrasco e bebo...então as crises eram frequentes... mas uma coisa que esta me ajudando muito é uma fruta (cereja). Despois que começei a comer cereja nunca mais tive crise ( ate então) porem aqui na minha cidade a cereja é muito cara (22 reais 100gramas) dai so no final do ano que ela fica barata e fico uns 6 meses sem crise.

    ResponderExcluir
  41. Tenho gota sou novo (30 anos) e ja tive variasss crises de não poder levantar da cama pq não tem força...acho que em alguns casos seria ate caso de aposentadoria...so que tem a dor sabe o que passa. Como muito churrasco e bebo...então as crises eram frequentes... mas uma coisa que esta me ajudando muito é uma fruta (cereja). Despois que começei a comer cereja nunca mais tive crise ( ate então) porem aqui na minha cidade a cereja é muito cara (22 reais 100gramas) dai so no final do ano que ela fica barata e fico uns 6 meses sem crise.

    ResponderExcluir
  42. Tenho gota e no meu caso ja estava calcificando nas articulações. Como gosto de beber minhas cervejas, confesso que estava entrando em depressão.
    No início deste ano, fevereiro, fui a Bauru-SP, e consultei na clínica do dr Pernambuco. Olha, a tx do ácido úrico caiu para 3,5 e não tive mais crise de gota e estou bebendo as minhas... e comendo de tudo. O mais interessante é não se privar de nada, não ter crise e vê as deformações desaparecendo. PODE ACREDITAR, A MEDICAÇÃO DOS CARAS É FANTÁSTICO.

    ResponderExcluir
  43. Tenho gota e no meu caso ja estava calcificando nas articulações. Como gosto de beber minhas cervejas, confesso que estava entrando em depressão.
    No início deste ano, fevereiro, fui a Bauru-SP, e consultei na clínica do dr Pernambuco. Olha, a tx do ácido úrico caiu para 3,5 e não tive mais crise de gota e estou bebendo as minhas... e comendo de tudo. O mais interessante é não se privar de nada, não ter crise e vê as deformações desaparecendo. PODE ACREDITAR, A MEDICAÇÃO DOS CARAS É FANTÁSTICO.

    ResponderExcluir
  44. Boaa noite, minha primeira crise foi com 36 anos e hoje tenho 41 acho que ja tive umas 20 crises, começou no dedão do pé esquerdo depois passou para o direito a proxima foi para o joelho esquerdo depois para o direito , cotovelo esquerdo,e alternaram no restantes dos anos , quando foi em janeiro de 2016 às vespera do carnaval já encrontra meio triste quando meu primo falou da cereja , começei comer de imediato 6 por dia, 3 pela manha e 3 pela noite, carnaval regrado a cerveja, figado, caranguejo e muito churrasco e muito futebol, não. Tive nada e olha que meu carnaval dura 10 dias vim ter uma crise agora depois de um jogo de futebol afetou meu dois tornozelos passei 6 dias sem andar uma dor da gota,e aconteceu na epoca dessa lua que aproximou da terra, não sei se interfereou não no nivel da dor mais foi umas 5 vezes lá na lua e voltei de tanta dor, quando foi hoje 01-02-2016, falaram do dr.Pernanbuco e vou tentar marca com ele uma consulta. Há sou de maceio, Alagoas do lado de Pernanbuco.kkkkk so que minha salvaçao e Pernanbuco de Bauru.cuidem pois um amigo meu faleceu por complicações nos rins por causa da GOTA.

    ResponderExcluir
  45. Drª Roberta os seus pacientes de Brasília reclamam da demora em conseguir uma consulta com Vossa Senhoria, eu só consegui para o mês de outubro/2017, veja o que se pode fazer para encurtar este prazo.ATT: Carticlei Caetano

    ResponderExcluir
  46. Como posso saber se é vdd essas notícias neste site???

    ResponderExcluir
  47. Gostaria de receber cópias de receitas do Dr. Pernambuco. Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RECEBER A RECEITA É FACIL, NÉ

      Excluir
    2. Anônimo7 de março de 2012 11:52
      amigo meu marido é caminhoneiro já teve dias dele passar parado no acostamento esperando alguem ajudalo a ir até uma farmacia tomar injeção,ele conseguiu uma receita do dr pernanbuco de bauru-sp e já faz mais de 02 anos que não tem mais crises...
      se quiser a receita tá ai, na minha cidade 120 capsulas ficam 59,00 e eles não colocam colchicina pq não tem na manipulação dai eu compro na farmacia e ele toma uma capsula do manipulado e 01 do colchicina...

      tenoxicam --10MG
      benzobromarona--25MG
      alupurinol--70MG
      famotidina--40MG
      cochicina-0,5 MG

      pode tomar que vc vai ficar bom...acredite..


      Anônimo23 de abril de 2012 16:09
      Pessoal , meu ácido úrico era muito alton com crise atuais mensais, pois minha primeira crise tive com 22 anos, hj estou com 42 e controlei as mesmas indo no Dr. pernanbuco em Bauru-SP.
      É um martirio toda viagem para lá, pois viajo a noite toda ,mais vale a pena.
      Só quem tem crise sabe como é.....

      Excluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. Esses Médicos só trabalham por amor ao dinheiro.
    Um MÉDICO desses não poderia ir no YouTube,e postar um vídeo nos ajudando a nos curar de uma desgraça de uma doença dessa ?
    Mas tenho fé em Deus,e em nome de Jesus,mais uma vez ele vai me curar dessa doença que pras mãos do homem não tem cura,mas pra Deus,nada é impossivel.
    Quando criança,com 4 pra 5 anos,Deus me curou de Leucemia.
    Curou a surdez da minha filha.
    Me curou de Hipertireoidismo.
    E mais uma vez irá me curar dessa desgraça de GOTA.

    Peço a Deus que envie a cura para todos que leram esta postagem e que tenham fé em Deus,e crêem que o Sangue de Jesus derramado por nós,tem poder,e cura.
    Já agradeço a Deus,pela minha cura,e de todos que acredita e tem fé.
    E quem acredita,comente amém,nos próximos comentários.
    Amém

    ResponderExcluir
  50. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  51. Alguém sabe se tem tratamento Bauru são Paulo de gota

    ResponderExcluir