quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Tenho Gota, o que eu posso comer ?

Doenças como a Gota pioram os sintomas com o predomínio de uma dieta rica em carnes, frutos do mar e alimentos hiper calóricos

A gota, também conhecida como artrite gotosa, é uma das doenças mais registradas na história da Medicina e é caracterizada pelo aumento do ácido úrico no sangue (hiperuricemia), que pode ocorrer devido a uma maior produção ou dificuldade de eliminá-lo pelos rins. O excesso de ácido úrico causa episódios súbitos e graves de dor, sensibilidade, rubor, calor e inchaço das articulações.

Esse aumento pode ser causado por fatores genéticos associados a excessos na alimentação e desencadeados pela ingestão de álcool. Outro vilão para os portadores de gota são os remédios diuréticos, comumente usados por pessoas hipertensas e dentro de fórmulas de emagrecer contribuem para os níveis de ácido úrico. Estudos recentes comprovam que mulheres hipertensas e que usam diuréticos têm a mesma probabilidade do que os homens de desenvolver a doença. Existe também uma grande associação da doença a níveis altos de colesterol e triglicérides. 

O excesso de ácido úrico circulante se transforma em minúsculos cristais em formato de agulha, que se depositam nas articulações causando inflamação e dor interna. Geralmente na fase aguda a gota se manifesta com crises articulares, muito dolorosas, com duração de poucos dias ou semanas.

As principais articulações acometidas são o dedão do pé e tornozelo, mas subseqüentemente também o joelho, cotovelo, punho, dedos das mãos entre outras. A pessoa pode passar por período assintomáticos, de meses ou anos, e posteriormente apresentar crises menos intensas, cronificando a doença.

Vale lembrar que os cristais de ácido úrico também podem depositar-se nos rins cálculos renais, insuficiência renal e aumento da pressão arterial, ou na pele onde formam caroços salientes (tofos gotosos), sobretudo nas orelhas e dedos das mãos e dos pés.

A ocorrência da gota é mais freqüente no homem de meia idade, com peso acima do normal, geralmente com histórico familiar da doença. É rara em mulheres antes da menopausa. 

O ácido úrico é um subproduto de vários processos que ocorrem no organismo, também é formado após a ingestão de alimentos ricos e purina, como as carnes vermelhas, anchovas, vísceras, espinafre, aspargos, lentilhas e outras leguminosas, chocolate, cerveja e vinho tinto.

“A dor provocada pela gota é tão intensa que o paciente sequer suporta o contato dos lençóis com a região afetada”, afirma Dra. Evelin Goldenberg. Em casos mais agressivos, os portadores podem desenvolver cálculos renais. Outra característica da doença é a formação de tofos, que são nódulos intra-articulares e subcutâneos, resultantes do acúmulo de cristais nos tecidos. 

Os tofos afetam principalmente o dedão do pé. Mas joelhos, tornozelos, punhos, pés e dedos das mãos também podem ser afetados. Apesar de serem indolores, os tofos podem causar limitação e destruição articular, além de deformidades graves.

Tratamento:
O tratamento da artrite gotosa costuma ser feito com drogas antiinflamatórias e com medicamentos para reduzir a produção de ácido úrico pelo organismo ou aumentar sua excreção. Há novas dragas para o seu tratamento, entre elas Febuxostast que diminui a síntese de ácido úrico no organismo e tem como vantagens o fato de ser menos tóxico e mais eficaz que os medicamentos já existentes, além de não precisar de um ajuste de dosagem para pacientes com problemas renais.

Com esses medicamentos e hábitos alimentares equilibrados, é possível controlar a gota. “Mas se o paciente não seguir corretamente o tratamento, as crises tornam-se crônicas, provocando lesões nas articulações. Além disso, a doença pode evoluir para um quadro de insuficiência renal há estudos que a vitamina C pode ajudar no controle”, alerta a reumatologista.

De acordo com a Dra. Evelin Goldenberg, algumas recomendações fundamentais para os casos de gota, os pacientes devem beber no mínimo oito copos de água por dia, para diluir a urina e reduzir os níveis de ácido úrico e formato de cálculos, além de evitar o consumo exagerado de álcool e reduzir o peso corporal, seguindo uma dieta alimentar adequada. Vale lembrar que os desgastes físicos e emocionais também podem provocar um acesso de gota.

Alimentação para pacientes com Gota:
· Pode-se comer todo tipo de alimento, mas sempre com moderação. Se o paciente tiver cálculos renais, será preciso limitar ou evitar alguns alimentos que aumentam os níveis de ácido úrico, como, peixes, crustáceos, aves domésticas e carnes, miúdos e legumes como soja, feijão e ervilha;

· Não é proibido tomar chá ou café, mas deve-se limitar a quantidade de álcool (cerveja e vodka são os piores; o vinho chega a ser controverso se houver o consumo de um copo ao dia não trás benefícios);

· Tomar líquidos não-alcoólicos é muito importante para eliminar o excesso de ácido úrico do organismo. A recomendação é de 10 e 12 copos de 250ml por dia.

Evite:
Certos alimentos podem aumentar os níveis de ácido úrico. Para balancear sua dieta, consulte o nutricionista. Pode ser necessário reduzir as quantidades ingeridas dos seguintes alimentos:

• Sardinhas, anchovas e frutos do mar 
• Aves domésticas e carnes
• Miúdos (rim, fígado)
• Legumes (feijão, soja, ervilha)

15 comentários:

  1. tenho gota será que essa doença tem cura totalmente?

    ResponderExcluir
  2. não podendo comer carnes o que substitui,e quais frutas podemos comer? obrigada

    ResponderExcluir
  3. naum tem cura, mas tem tratamento para controlar mas, tem q seguir certinho esse tratamento, do contrario, a gota torna-se crônica e voce pode ficar com lesoes nas articulaçoes!

    ResponderExcluir
  4. tudo não posso comer ou posso comer 1 ou 2 porçao

    ResponderExcluir
  5. tenho gota posso comer frutas citricas?

    ResponderExcluir
  6. que tipos de frutas posso comer

    ResponderExcluir
  7. meu marido aparesceu com uma gotas nas maõs e nos pes isso pode ser acido urico? ele fala que encomoda muito

    ResponderExcluir
  8. sofro com isso ha 15 anos ,tenho28.como bastante peixe!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. eu tenho apenas 15 anos, e ja tenho gota, o que será que eu posso fazer para que minha mãos e pés nao inchem e eu não sinta dor?

    ResponderExcluir
  11. gente eu descobri que tenho,mas vou fazer de tudo para controlar,pois ainda quero curtir muito, e poder beber um pouquinho em comemoraç~es...bjkasss lene

    ResponderExcluir
  12. tomo alopurinol ele é bom ou tem outro melhor

    ResponderExcluir
  13. Verificando os diversos sites pertinentes aos alimentos que podem ser administrados pelos portadores da "GOTA" chego a ficar perplexo com tantas divergências contidas aí, o que somente aumentou minhas dúvidas sôbre o assunto.
    Vamos aguardar que apareça alguem entendido no assunto e que normalize as informações.

    ResponderExcluir
  14. e muito confuso a dieta sobre o acido urico vç le em uma pagina que pode comer alguns alimentos ai vç vai em outra pagina e esta proibido alguns alimentos que estava liberado na pagina anterior descobri que tenho acido urico porque os dedos das minhas maos começarao a entortar edoer nas articulaçoes e ficar inchados

    ResponderExcluir
  15. quero fazer um tratamento da gota, qual o melhor, natural ou remedios.

    ResponderExcluir