sábado, 24 de julho de 2010

Colchicina - Remédio para Gota

A colchicina, embora esteja associada a uma freqüência alta de efeitos tóxicos, é particularmente eficaz na gota, talvez em virtude do seu efeito sobre a motilidade dos granulócitos.

Trata-se de um agente antiinflamatório único porque é muito eficaz apenas na artrite gotosa. Esse medicamento proporciona alívio rápido das crises agudas de gota e é um agente profilático útil para essas crises.

O efeito antiinflamatório da colchicina na artrite gotosa aguda é relativemente seletivo para esta doença e é eficaz apenas em alguns casos nos outros tipos de artrite.

A colchicina é um agente anti-mitótico utilizado amplamente como substância experimental para estudar a divisão e a função celulares. Ela não influencia a excreção renal de ácido úrico ou a sua concentração no sangue. Em virtude de se ligar à tubulina, a colchicina interfere com a função dos fusos mitóticos e causa a despolimerização e desaparecimento dos microtúbulos fibrilares dos granulócitos e outras células móveis, fazendo com que a migração dos granulócitos para a região inflamada seja inibida e haja redução das atividades metabólica e fagocitária dessas células. Isso reduz a liberação do ácido láctico e de enzimas pró-inflamatórias, que ocorre durante a fagocitose, rompendo o ciclo que resulta na resposta inflamatória.

Os neutrófilos expostos aos cristais de urato os ingerem e produzem uma glicoproteína que pode ser o agente etiológico da artrite gotosa aguda. Quando injetada nas articulações, essa substância produz artrite profunda que, sob o ponto de vista histológico, não se iferencia daquela causada pela injeção direta dos cristais de urato. A colchicina parece impedir a produção dessa glicoproteína pelos leucócitos.

47 comentários:

  1. PODE TOMAR COLCHICINA SEM MEDO.
    VOCÊ PRECISARÁ DE NO MÁXIMO 3 COMPRIMIDOS.
    ACABA TUDO QUE SE REFERE A ARTRITE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,
      Nem tudo que reluz é ouro. Nem tudo o que funciona para voce irá funcionar para outros.

      A colchicina é eficaz em diferentes doses para diferentes pacientes. Alguns pacientes podem exigir até 8 doses por dia (8 x 0,5 mg) Nessas quantidades ela é tóxica, pode provocar diarréias intensas, náuseas, dores abdominais e peitorais.

      Somente o médico pode recomendar o uso desses medicamentos.

      Excluir
    2. Prezados, eu tomo 3 comprimidos 0,5 de hora em hora até passar a dor, e depois dois comprimidos de 0,5 tres vezes ao dia, até passar a crise. na manutenção tomo 1 comprimido de 0,5 ao dia por vinte dias, e após uso alopurinol diário, mas descobri que 10 gotas diárias de óleo de Copaíba previne as crises de gotas, e também cloreto de magnésio regula a acidez do sangue. compra um sachê na farmácia e coloca num litro de água, Poe na geladeira e toma um gole por dia, 50ml. o Brasil tem deficiência de magnésio na água encontrado em terras vulcânicas. Eliéber Ramirez

      Excluir
    3. pode ser por isto que tomando engov pode comer qq carne ou feijoada q nao tem crise

      Excluir
    4. Se tomar muita colchicina dá diarréia, mais conhecida como caganeira !

      Excluir
  2. gostaria de saber a respeito da colchina, só deve ser usado durante a crise ou para medida de prevenção da crise gotosa.

    ResponderExcluir
  3. Meu médico reumatologista recomendou apenas 2 comprimidos de um medicamento chamado Colchis (colchicina),por dia associado a um antiinflamatório AINES. Segundo ele, o Colchis é o melhor e mais confiável. E para mim está dando resultado. Na crise ele alertou para nunca usar o Alopurinol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descobertas recentes da medicina (últimos 8 ou 10 anos) mostram que o excesso de ácido úrico pode ter pelo menos duas causas: excesso de produção (atinge aprox. 25% da população) ou então insuficiência de eliminação (atinge aprox. 75% da população). O alopurinol combate a primeira causa (excesso de produção). A Narcaricina (benzopromarona) combate a segunda causa (eliminação insuficiente). Nenhum dos dois medicamentos deve ser iniciado durante a crise. São necessários vários exames para se determinar qual a causa (excesso ou insuficiência). A colchicina (Colchis) é usada nas crises, juntamente com anti-inflamatórios AINC. Na crise um medicamento complementa o outro. A colchicina pode ser usada fora da crise (uso prolongado), a critério médico. NÃO TOME MEDICAMENTOS POR CONTA PRÓPRIA! PROCURE UM REUMATOLGISTA ATUALIZADO NOS RECENTES DESENVOLVIMENTOS DESSA ÁREA!
      (Anti-inflamatórios devem ser utilizados com cautela; eles sobrecarregam o rim e o fígado).

      Excluir
  4. Tive recentemente minha primeira crise de gota, fiquei 2 dias na cama e 4 sem poder andar. Toda a região do pé estava comprometida e depois passou ao joelho. Como não sabia que tinha a doença, primeiro tomei Profenid c/pouco resultado... a dor intensa continuou depois fui ao medico q me receitou a Cochicina. Alivio imediato, tomando 4 pilulas de 0,5mg/dia. Claro q acarretou diarréia, mas aliviou a dor. Passado alguns dias, com o alivio da crise, a dose foi recomendada a 2 pilulas (0,5mg) dia.Ainda estou nessa dose. Em breve começo com o alopurinos p/tratamento a longo prazo. Há uma receita p/crise e uma receita para "prevenção". Meu caso ´que produzo em excesso. Pior mesmo agora é readequar os habitos alimentares...!

    ResponderExcluir
  5. Fiz exercício ligeiro e tive crise de gota. estou a antiinflamatório e cochicina, E já estou a falar sózinho. Tenho que começar a tomar o alupurinoil.

    ResponderExcluir
  6. Já tive crise de gota no dedão do pé, joelho e agora atacou o cotovelo.
    Curiosamente sempre do lado direito.
    Em Tratament.
    A dor é forte.

    ResponderExcluir
  7. ja tomei de tudo fui em varios medicos e nada resolve rema no sangue nao tem cura a 25 anos sofro com isso a resposta e que tem que acostumar com ador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, tenho isso a mais de 25 anos, o que resolve são anti-inflamatórios tipo, piroxicam, diclofenaco, ja essa colchicina, alopurinol, pra mim que tomo isso a mais de 10 anos quase nada resolve.

      Excluir
  8. no meu caso tenho gota mas para me livrar de uma dor depôs de esforço a mais senti uma fisgada no joelho e tomei um remédio pôr nome ibuprofeno e no outro dia tive uma crise de gota sera que teve relação com esse remedio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de ser antinflamatorio ele tem restrição para quem tem alergia a aspirina e para nós gotoso a aspirina é um veneno.

      Excluir
  9. se tomar a colchicina e depois esquecer e ingerir alcool, irar fazer algum mal ?

    ResponderExcluir
  10. se tomar a colchicina e ingerir alcool que mal pode fazer ?

    ResponderExcluir
  11. eis uma receita de meu medico: 10 mg piroxicam/ 15 mg indometacina/ 50 mg alopurinol/ 25 mg benzbromarona/ 150 mg ranitidina/ mandar preparar em farmacia 30 comp e tome dois ao dia com mais 2 de colchicina 0,5 mg. Esta curado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou seu doutor sabetudo... coitadinhos dos que se tratam com esse médico maluco ou seguem seu disparatado conselho.

      Excluir
  12. Cada pessoa é diferente, cada pessoa exige um tratamento diferente. Cada pessoa responde de maneira diferente a um tratamento. Aquilo que faz bem para uma pessoa pode ser prejudicial para outra. A gota é causada por depósitos de uratos nas articulações causando inflamações e dores intensas. Os uratos são consequência de ácido úrico elevado. Os uratos são removidos das articulações com a colchicina, auxiliada por anti-inflamatórios. Passada a crise, deve-se descobrir porque o ácido úrico está elevado, e isso pode ter causas diferentes em cada pessoa (herança genética, alimentação, idade, sexo da pessoa, etc.) Analisando esses fatores o médico reumatologista decide qual o melhor medicamento a ser usado daí em diante. Normalmente pode ser Alopurinol ou Benzobromarona, dependendo se o ácido úrico está elevado por excesso de produção ou por insuficiência de eliminação do organismo. São necessários exames de urina e de sangue para determinar isso. Não se deve tomar os dois medicamentos juntos. E não se deve tomar colchicina por mais do que alguns dias, pois é tóxico e tem efeitos colaterais. A orientação de um bom reumatologista é necessária para indicar o melhor tratamento para cada pessoa.

    ResponderExcluir
  13. Eu tinha crise de gota frequentemente. Toda vez que eu tinha a crise não conseguia sair para trabalhar. Depois que eu comecei abeber diariamente dois copos de suco de uva natural eu não tive mais crises de gotas. Minha taxa de ácido úrico sr mantém entre 6 a 7. Expermente é bom e não faz mal

    ResponderExcluir
  14. CUIDADO COM O ALOPURINOL. Quando descobri que tinha gota o médico receitou o alopurinol após a crise, porém um mês depois eu achava que estava com rubéola, apareceram manchas horríveis no corpo e algumas pareciam bolhas de pus. Sou alérgico a esse medicamento e hoje só tomo o narcaricina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aonde vce compra narcaricina nao acjo aqui na minha cidade

      Excluir
    2. Só na manipulação como Benzobromarona. Cuidado com os rins!!! Consulte Urologista tbm

      Excluir
  15. quem toma alopurinol e não funciona deve experimentar o benzobromarona. tomei alopurinol 1 ano não resolveu, o médico mudou para benzobromarona e sarei. mas tomo todo dia.

    ResponderExcluir
  16. Como eu cansei de ler esse blog no meio da crise (de cama com o pé para cima) deixo aqui o que está me ajudando a resolver. Fui em um médico reumatologista muito bom daqui de SP. Ele me indicou o seguinte tratamento:

    NA CRISE: Flotac 70 de 12 em 12 horas. Colchicina 0,5 de 8 em 8 horas. O tratamento de crise dura o tempo da crise. Quando parar de doer deve parar a medicação de crise.

    PARA EVITAR CRISE: 1 colchicina 0,5 e 1/2 comprimido de narcaricina todos os dias (pode ser a hora que quiser, mas sempre a mesma hora).

    QUANDO FOR COMER ERRADO: Vc sabe que vai comer uma mariscada. Ou vai para um churrasco. Tome 1 colchicina 0.5 ANTES da comida. Pode ajudar a evitar uma crise.

    IMPORTATÍSSIMO PARA QUEM BEBE: Todos os medicamentos de tratamento cronico de gota (que vc vai tomar para sempre) SOBRECARREGAM O FÍGADO. E isso é muito perigoso. Beber também sobrecarrega, o que em conjunto com medicamento pode causar sérios danos ao seu fígado. Quem tem gota e toma remédio (seja Aloupuriniol ou seja Narcaricina) deve fazer pelo menos 2 X por ano exames de sangue para medir as enzimas do fígado.

    PARAR DE BEBER: sim, é ruim ter que parar de beber, mas é uma forma de ter mais saúde e qualidade de vida. Nao é não beber nunca mais, mais principalmente BEBER MENOS. Náo dá para ter gota, tomar remédio e beber todo dia ou encher a lata nos finais de semana.

    O nível de ácido úrico para quem tem GOTA precisa estar ABAIXO DE 6. (o meu está 11,6).

    DIETA: A dieta restritiva nao ajuda muito. Vc pode fazer a dieta mais restrita que vai baixar 1mg seu ácido urico. No meu caso, que é 11,6, nao adianta nao comer nada e baixar para 10.6. O que nao quer dizer que eu devo ABANDONAR a dieta. O que precisa fazer é tomar cuidado com o que POSSA DISPARAR UMA CRISE. Ou seja, aquela feijoada no sabado, churrasco no domingo. Ai o cabra está pedindo para ter uma crise nova. Mas comer alguma dessas coisas de vez em quando é OK. E pode tomar a colchicina antes. Eu adoro frutos do mar, e para mim é a pior parte do tratamento ter que ficar sem comer essas coisas.

    O principal é CONTINUAR SEMPRE o tratamento. Não adianta fazer 3 meses de dieta e depois abandonar. tem que mudar um estilo de vida.

    Sobre a discussao entre Aloupurinol e Narcaricina, ele prefere a narcaricina. Mas tem a questão do fígado que precisa ser muito bem avaliada. Nao tome remédio por conta. Anti inflamatorios sao perigosos também. Gente que tem crises com frequencia precisam se cuidar MUITO para nao destruir fígado e rins.

    Outra coisa: narcaricina além de sobrecarregar o fígado, pode causar pedra nos rins. Outra coisa a ser estudada. Eu como nunca tive isso e ninguem da minha familia teve, fui liberado para tomar. Mas como tenho gordura no figado, vou fazer acompanhamento MENSAL no começo para entender como meu figado vai lidar com esse medicamento. Entenderam? MENSAL. Depois de meses de uso, claro que isso pode diminuir.

    Enfim, espero ter ajudado. E uma dica: APROVEITE SUA CRISE DE GOTA PARA REPENSAR SUA VIDA. A GOTA É UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ SE CUIDAR MAIS E TIRAR MAIS PROVEITO DA VIDA. FAÇA ISSO ANTES QUE A VIDA FAÇA POR VC.

    Se já estiver em processo de emagrecimento e tiver acido urico alto, faça o controle. Eu tive gota por causa disso. Perdi mais de 10kg com acido urico alto. E isso dispara a crise de gota (médico que me falou).

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas informações, BMK. Elas estão em linha com a orientação que meu reumatologista me deu, e evitou ter crises de gota. Com narcaricina meu ácido úrico caiu de 12,5 (crise violenta) para 4,5 (até abuso da dieta, de vez em quando...)

      Excluir
    2. É muito difícil mudar o estilo de vida.
      As bebidas maltadas (cognaque, whisky, cerveja)são as piores.
      Faço uso continuo da colchicina a 1.5 ano e to sem crise nesse periodo.
      Bebo aos finais de semana e sei que estou fazendo uma roleta russa.
      Ja tive cólicas renais,mas a dor da gota é muito superior...na verdade, nem se compara!!!
      Queromudar meu estilo de vida, mas adoro camarões, lulas, lagostas, mariscops e tudo que vem do mar.
      Sei que será difícil, mas to tentando...

      Excluir
  17. Exercícios físicos, como não consigo correr, pois meu tornozelo nunca mais foi o mesmo depois de uma crise neste lugar, passei a andar de bicicleta, no começo foi muito difícil pois não tinha hábito, mas com 3 meses de pedal, com 2 vezes por semana, já estava pedalando com grupo de nível médio, andando cerca de 30 km por dia. Minha gota praticamente sumiu, e eu comia de tudo. Foi só eu parar de pedalar e com 2 meses já tive outra crise...estou só aguardando a crise passar para voltar a pedalar.
    Minha indicação é essa, pedal é muito líquido!!

    ResponderExcluir
  18. Tenho 57 anos. Alimentação muito bem equilibrada,pratico esportes com intensidade, corrida de rua e academia. Tenho notado que 2 fatores disaram o gatilho de Gota para mim: 1-muito Stress ( tenho passado por situações de stress excessivos nos ultimos 3 meses) e , 2- excesso de exercicio fisico. Mas não é assim tão claro; minha ultima crise, que começo 4 dias atras, parece ter inciado depois de uma sessão forte de exercicios de panturrilha, onde forcei demais os tendões... Aliado á uma crise forte de stress. Acho que a combinação disparou o gatilho. Tomo regularmente Alopurinol para evitar crises, mas não esta dando muito resultado.

    ResponderExcluir
  19. Oi se alguém puder indicar um reumato aqui em Sao Paulo SP .
    Preciso muito me tratar mas nunca acerto um medico que me passe a dose certa de remedios para mim.
    Por favor me indiquem medicos que entendam bem desse assunto.
    Tenho fortes dores mesmo com remédios.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Tenho mt dor nos joelhos principalmente qndo fico parado em pé na msm posição..E no posterior de ombro..Já fui no médico e não acharam a causa..Falaram que é por causa que prático exercícios físicos e vou ter que conviver com isso..Mais hj um amigo farmacêutico mi falou que poder ser por causa do ácido úrico mt forte que eu tenho..(sei pq minhas mãos​ vivem descascando e tenho alergia de correntes e relógios)..Que o ácido úrico vai si acumulando nas articulações..E falou pra mim parar de comer feijão e tomate..Que já melhoraria bastante..E caso necessário tomar a colchincina que eu melhoraria..Queria saber se isso realmente é verdade..Pelo que andei lendo nos comentários não é só eu que sofro com isso é gostaria de saber mais sobre esse assunto é si realmente vai adiantar...Pq até hj nunca tinha ouvido falar sobre esse remedio!!

    ResponderExcluir
  21. Minha dúvida era se ao tomar o colchis durante as dores, deveria, nesse período suspender o alupurinol até passar as dores. Mas segundo comentários que li, devo parar o alupurinol, tomar o colchis, e depois voltar ao alupurinol normalmente.

    ResponderExcluir
  22. Não sei mais qual tratamento fazer.
    Mesmo tomando alopurinol tenho crises de gota.
    Não bebo, não como carne, nada e absolutamente nada de frutos do mar. Tenho alimentação regrada, baseada em legumes e verduras permitidas​, mas mesmo assim tenho gota.
    Faço atividades físicas todos os dias e mesmo assim não resolve.
    Já perdi peso e o ácido úrico não baixa.
    Não sei mais o que fazer.

    ResponderExcluir
  23. Gostei das dicas estou com uma forte crise vou tentar controlar obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  24. Obrigado por compartilharem suas experiências. Também estou sofrendo com esta doença. Vou procurar um reumatologista para verificar qual é o melhor tratamento para mim.

    ResponderExcluir
  25. Há uns dois ou tres anos tive a primeira crise de gota, sem saber o que era. Pensei que tivesse dado um mau jeito no pé. Há um ano descobrimos que era gota.
    Nunca tive no dedo gordo do pé, sempre em outras articulações no pé. Quando fui diagnosticado, por recomendação médica, deixei de comer feijão, que gusto muito e praticamente deixei de comer carne de vaca e de porco.
    Desde Janeiro de 2017 venh tomando Zyloric 300 mg regularmente, uma vez ao dia e não tive crises.
    Há uns 4 dias acordei no meio da noite com muita dor no joelho e, pela primeira vez a gota se concentrou nesse local. Dois dias depois senti a gota no cancanhar simultaneamente a dor no joelho.
    Passei a tomar 2 Zyloric e 2 Colchis 1 mg por dia. O joelho melhorou, mas ainda estou esperando que desapareça a dor no calcanhar.
    Detesto tomar remedios e sinto muita falta do meu feijão, dos meus bifes e outras comidas, mas a dor é muito forte.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia, posso associar o Diclofenaco de Potassio ou sodico, junto com alopurinol para crise de gota.....
    no aguardo.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. diclofenaco sódico. alivia em menos de meia hora a dor. verifique somente se vc não tem problemas com seus componentes. se tiver alergia a algum tipo de medicamento, fique com um histamin do lado, caso necessite.

      Excluir
  27. Tenho gota a 30 anos tomo cocichina de 1 mg e uropurinol de 300 mg e continuo tendo crises fortes não sei mas oq fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo alupurinol vc sópode tomar após as crises é previne se tomar durante almenta, acho q este é o problema !!

      Excluir
  28. Controlar o consumo de feijão, carnes vermelhas, viseras como coração de galinha, fígado, cervejas que contém Purina, e em casos agudos administrar com colchicina, e alopurinol para prevenção e não durante a crise, bastante água e 🍒 também ajuda

    ResponderExcluir
  29. Pessoal bom dia?Olha isso aí quê estarmos falando gota não tem cura?o remédio pára isso é muito difícil esses remédio na verdade não serve de nada tenho isso a dois anos não como feijão não peixe não gosto de sal e tenho essa maldita doença?o que falo e isso?bom dia pára todos se voces tem alguma solução algum médico de verdade pode mim falar porque acho que esses médicos vevi ganhando o dinheiro desses pacientes pára ganhar dinheiro e não falar a verdade?Porque todas as doenças têm um jeito essa não têm kkkķkkķ e incrível bom domingo a todos

    ResponderExcluir
  30. Tive muita gota e sarei. procura um médico em Bauru-sp
    Dr. Pernambuco ele vai te analisar bem e passar remedios manipulados, com certeza vai sarar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro em Belém, será q vc poderia dizer o q foi q vc tomou, isso é muito doloroso.

      Excluir
  31. quando vc tiver em crise de gota com muita dor ,toma um comprimido de nimesulida vai passar a dor em 2 a 3
    horas, só que não passa a gota vai passar a dor por alguns dias, não tome muita nimesulida pois meu medico dis que ataca o figado.

    ResponderExcluir
  32. Pessoal , também já tomei de tudo nessa vida, limao em jejum , sucupira, etc...
    Mas o que atualmente esta me ajudando muito e benzobromarona 100MG , 1 capsula ao dia , durante 3 meses , depois paro 1 mês , tomo também metiocolin pra nao sobrecarregar o figado,

    ResponderExcluir