terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Refrigerante aumenta risco de artrite aguda

Uma pesquisa realizada por cientistas americanos e canadenses sugere que os refrigerantes e outras bebidas açucaradas podem ser os culpados pelo aumento no número de casos de gota - uma doença que causa fortes dores nas articulações e pode causar artrite aguda.
Segundo o estudo, publicado na revista especializada British Medical Journal, homens que tomam dois ou mais copos de refrigerante por dia têm 85% mais chances de desenvolver a enfermidade do que os que tomam menos de um copo. Os pesquisadores afirmaram que o aumento de casos de gota nos Estados Unidos havia coincidido com o crescimento substancial no consumo de refrigerantes.
Para averiguar se os dois fatos estariam relacionados, os especialistas pesquisaram, durante 12 anos, 46 mil homens na faixa etária dos 40 anos, sem histórico de gota. Eles aplicaram questionários para investigar o consumo de 130 tipos de comida e bebida, incluindo refrigerantes dietéticos ou não, além de sucos de frutas. Durante o estudo, foram diagnosticados 755 novos casos da doença. Os cientistas afirmaram que o risco de desenvolver o problema foi consideravelmente maior entre os homens que consumiram de cinco a seis copos de refrigerantes por semana.
Os refrigerantes dietéticos, no entanto, não foram considerados maléficos pelos especialistas, que também alertaram que o alto consumo de suco de frutas ricas em frutose, como maçã e laranja, pode desencadear a doença. Eles acreditam que a frutose, um açúcar encontrado em refrigerantes e algumas frutas, seria responsável pela elevação de ácido úrico no sangue, levando a um depósito de cristais de sódio nas articulações, causa das dores. Os cientistas esclareceram que outros fatores associados à doença, como índice de massa corporal, idade, pressão alta e consumo de álcool não foram considerados no estudo.

7 comentários:

  1. para ajudar pessoas que sofrem de gota como eu, ai vao algumas dicas que apredi aqui nos EUA, onde tem um monte de gente que sofre de gota tambem,
    - bicarbonato de sodio, dissolvido em agua, comeca aliviar a dor rapidamente (precisa diminuir a ingestal de sal porque o bicarbonato de sodio ja eh um sal)
    - cereja, o melhor remedio natural para combater a gota
    - salsao o melhor anti-inflamatorio natural
    comprei um livro eletronico que esta em ingles em arquivo *pdf, posso mandar de graca pra quem quiser, meu intuito nao eh lucrar e sim ajudar quem precise para aliviar essa dor tao insuportavel,

    abracos

    Sidney Chikuchi
    San Francisco - CA - USA
    zin10@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de ter esse livro. Tentarei traduzí-lo.
      Se for possível, muito obrigado.
      José Eduardo

      Excluir
    2. Sidney...podes mandar para mim? Sofro de gota...dói muito...

      Excluir
  2. Muito obrigada,tenho um amigo que sore desa dor e morro de pena dele qundo ta com as crises .

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, meu pai não levanta mais do sofá pois, não aguenta as dores no pé. Gostaria de obter esse livro, ficarei grata.

    ResponderExcluir
  4. olá como gostaria de obter esse livro,vai me ajudar bastante prq não estou mais aguentando ver meu pai com fortes crises ele tm 81 anos. e alguns medicamentos,está sendo complicado porque ele tem vários problemas de saúde. desde já agradeço

    ResponderExcluir
  5. Se pudesse enviar-me eu ficaria muito grata! Um Feliz Ano Novo prá voce e os seus! Voce fez muito bem em ter ido morar fora do Brasil pois o nosso querido país não está com nada, conseguiram estraga-lo como nunca.

    ResponderExcluir